undefined
Reprodução/Leanda Mason
Aranha apelidada de "16" ajudou os cientistas a coletarem dados acerca do comportamento e evolução dos aracnídeos

A aranha mais velha do mundo acaba de morrer, com 43 anos, na Austrália. De acordo com pesquisadores, o aracnídeo foi responsável por ajudar em diferentes estudos demográficos após um longo monitoramento de sua vida.

Leia também: Alienígena ou Monstro do Lago Ness? Peixe aparece em praia e intriga banhistas

O tempo de vida da matriarca da espécie alçapão ultrapassou o recorde de uma tarântula encontrada no México, que viveu aproximadamente 28 anos. Segundo informações do Conservation Biology Journal , a aranha não morreu devido à idade avançada, mas sim depois de ser picada por uma vespa.

Monitoramento da aranha de alçapão

Apelidada de “16”, o animal pertencente ao grupo dos artrópodes ajudou os cientistas a coletarem dados acerca do comportamento dos aracnídeos que habitam diferentes locais da Austrália, o que inclui jardins domésticos.

"Até onde sabemos, esta é a aranha mais antiga já encontrada em todo mundo. Durante sua vida, ela nos permitiu grandes feitos científicos e investigações aprofundadas sobre a dinâmica populacional de sua espécie”, afirmou a autora do estudo e pesquisadora da Universidade Curtin, Leanda Mason ao The Guardian .

Leia também: Cientistas mantiveram cérebros de porcos 'vivos' fora de seus corpos pela 1ª vez

Mason explicou que a “16” foi encontrada em 1974, na região central do cinturão de trigo da Austrália Ocidental, após a pesquisadora Barbara York Main iniciar um projeto que ainda visa descobrir detalhes sobre a vida, reprodução e evolução das aranhas.

Com o estudo, os especialistas puderam identificar que as aranhas fêmeas do alçapão permanecem dentro e ao redor da mesma toca praticamente durante toda a vida, o que também facilitou o acompanhamento durante várias décadas.

Além disso, houve uma melhor compreensão de como as mudanças climáticas e do desmatamento poderiam afetar as espécies, que sofrem com o estresse causado por tais fatores.

Leia também: Peixe-pedra tem o veneno mais letal do mar e se protege com 'canivete' no olho

"Através da pesquisa detalhada de Barbara, fomos capazes de determinar que a vida útil da aranha alçapão é ocasionada por suas características, e por pequenos modos de viver, como a morada em arbustos nativos sujos, e o sedentarismo que desencadeia uma baixa no metabolismo", disse.

"A aranha de alçapão, apesar da aparência intimidadora, nunca representou uma ameaça aos humanos. Sua mordida causa no máximo dor e inchaço”, concluiu Mason.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!