undefined
Reprodução/Instagram @temirtau.city
Temirtau, no Cazaquistão, amanheceu coberta por uma misteriosa 'neve negra', por isso, a população desconfia de poluição


As ruas da cidade de Temirtau, no Cazaquistão , amanheceram cobertas por uma misteriosa neve negra. No lugar da já conhecida cor branca, os flocos de gelo ganharam, de repente, uma tonalidade acinzentada neste mês de janeiro. De acordo com a BBC News , os moradores ficaram muito preocupados e decidiram acionar as autoridades, mas elas ainda não conseguiram desvendar o mistério.

Leia também: Leopardo devora duas crianças em menos de 12 horas e aterroriza vilarejo indiano

Enquanto o grupo de cientistas designado pelo governo não consegue descobrir as causas do problema, a população, temendo por sua saúde, começou a juntar assinaturas para uma petição endereçada a organizações ecológicas. “Nós não podemos viver assim. Estamos sufocando aqui”, escreveu um dos moradores do local nas redes sociais, que também têm sido usadas para divulgar o intrigante caso da neve negra.

Temirtau é uma cidade industrial, que concentra a maior produção de aço do país com a Karaganda Metallurgical Combine, liderada por uma subsidiária da gigante global ArcelorMittal.

Por isso, muitos moradores acreditam que a poluição causada pelo complexo metalúrgico é a responsável por tingir os flocos de neve. A indústria não negou que a poluição possa ser uma das causas do problema.

A região de Karaganda, onde a cidade está localizada, é considerada uma das piores do país em termos de emissões poluentes . Em 2016, quase 600 mil toneladas de substâncias tóxicas foram liberadas na atmosfera da região, por exemplo. Em dezembro de 2017, inclusive, a cidade de Temirtau excedeu 11 vezes o limite de sulfeto de hidrogênio.

Poluição tinge cães na Índia

Em outro caso de poluição industrial, os cachorros de Nova Mumbai, na Índia, foram os maiores afetados pelo problema: seus pelos foram tingidos de azul

undefined
Reprodução/Hindustan Times
Por conta de um fatos ambiental, os cachorros de uma cidade da Índia ficaram com os seus pelos azulados


De acordo com o portal Hindustan Times , nada foi confirmado, mas acredita-se que os dejetos do polo industrial da região foram a raiz do mistério dos cachorros. Descartado sem nenhuma forma de tratamento no rio Kasadi, o lixo entrou em contato com cães de rua, que costumam procurar comida nas águas do rio.

A Corporação Municipal de Nova Mumbai realizou testes com a água do rio e descobriu, segundo o mesmo portal, níveis alarmantes de poluição com altas concentrações de cloretos – que é tóxico. A substância também afeta a vegetação, a vida aquática e a selvagem.  Além disso, a contaminação também podia interferir na vida da população da cidade.

Por causa disso, as autoridades já começaram a tomar providências: algumas indústrias, flagradas usando tinta azul para fabricar detergentes, precisaram encontrar uma forma de tratar seu lixo e remover os dejetos da região.

Leia também: Com dentes fora da boca, tubarão "alienígena" que brilha no escuro é capturado

No caso do Cazaquistão, não foi divulgado se a saúde da população foi afetada pela neve negra, por mais que muitos moradores estejam preocupados com a situação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!