Biólogo desvenda segredo de criatura misteriosa pulsante encontrada no Peru

Cientista americano Adam Pomerantz estava em expedição pela Floresta Amazônica peruana quando percebeu algo muito peculiar em uma árvore

Foto: Reprodução/Mirror
Você consegue imaginar o que é esta criatura misteriosa, flagrada por Aaron Pomerantz pulsando em uma árvore?




Flagrada pelo biólogo Adam Pomerantz em meados de agosto, uma criatura misteriosa e intrigante só teve suas imagens divulgadas nesta quinta-feira (16). Segundo o portal The Mirror,  as fotos mostram uma “massa pulsante” que impressiona e levanta o questionamento: qual seria a natureza deste animal?

Leia também: Milhões de caracóis 'invadem' praia e criam paisagem surpreendente; assista

O mistério não durou muito. Isso porque o biólogo interativista Pomerantz – um estudante de PhD na Universidade de Berkeley, na Califórnia – explicou que, na realidade, a tal criatura é um conjunto de pequenos insetos.

Avistados na cidade de Tabopata, no Peru, esses animais não costumam viver em tamanha união. Eles só se juntaram em um peculiar – e efetivo – método de defesa.

Desta maneira, as larvas parecem ser muito maiores do que sozinhas em uma combinação que parece um único organismo. Além disso, os insetos começam a pulsar quando percebem alguma ameaça. O biólogo, por exemplo, viu a formação ainda estática e, ao se aproximar, foi surpreendido pelos movimentos dos animais. “Isso definitivamente me pegou de surpresa”, disse ao mesmo portal.

“Até onde posso explicar, comportamentos coletivos costumam acontecer para dar uma vantagem de sobrevivência ao grupo”, contou. “Uma larva sozinha seria rapidamente devorada por uma ave ou por uma aranha, então, estar em um grupo maior os ajuda a sobreviver a possíveis ataques”.

Seu movimento conjunto, aliado ao tamanho da “massa”, podem até assustar predadores em potencial e ajudar na preservação das pequenas larvas.

Leia também: Cobra píton tenta devorar morcego gigante em vídeo surpreendente; assista

Expedição na Floresta Amazônica peruana

Aluno de uma universidade americana, o biólogo estava no Peru em uma expedição pela Floresta Amazônica. "Eu tenho feito trabalhos de campo na floresta há mais de dois anos, e toda a vez que eu vou para lá eu vejo algo novo e interessante, como essas larvas", contou.

Leia também: "Fóssil vivo", tubarão de espécie pré-histórica de 300 dentes é achado em mar

Afinal, como ele brincou, você nunca pode imaginar o que vai encontrar na região com a maior biodiversidade de todo o mundo. Às vezes, o achado pode ser uma criatura pulsante capaz de deixar muitas pessoas intrigadas.