Milhões de caracóis 'invadem' praia e criam paisagem surpreendente; assista

O fenômeno ainda não foi explicado, mas especialistas já contam com duas hipóteses; o caso aconteceu em praia da cidade de São Petersburgo, Flórida

Foto: Reprodução/Daily Mail
Milhares de caracóis transformaram a paisagem da praia de São Petersburgo, no estado americano da Flórida


Um vídeo surpreendente, que mostra a “invasão” de milhões de caracóis a uma praia na Flórida, tem deixado muitas pessoas chocadas na internet. De acordo com o portal Daily Mail , a inusitada situação aconteceu no último sábado (11) na cidade americana de São Petersburgo.

Leia também: "Fóssil vivo", tubarão de espécie pré-histórica de 300 dentes é achado em mar

Na filmagem, é possível perceber que toda a extensão visível da praia de Fort DeSoto foi tomada pelo que parecem ser pedras negras. Porém, uma observação mais cuidadosa revela que as pedras são, na realidade, milhões de caracóis da espécie Cerithium atratum . Assista às imagens:

“Eu cresci na Flórida e passo boa parte da minha vida na água. Eu nunca vi ou ouvi falar sobre nada parecido com isso antes”, escreveu o autor da filmagem, cujo nome não foi divulgado.

O caso, que modificou a paisagem da popular praia, ainda não foi esclarecido. Porém, naquela região, segundo contou o fotógrafo Robert Neff para o portal britânico, existe uma poça de maré, ou seja, poças formadas nas rochas ou sedimentos das orlas. E, para Neff, o aparecimento dos moluscos pode ser explicado por um possível recuo da maré. Desta forma, eles não teriam “invadido” a praia. Mas expostos de forma compulsória.

Isso porque os animais da espécie Cerithium atratum não costumam chegar às areias. Eles são encontrados, normalmente, em bancos de areia e corais em localidades tropicais e temperadas.  

Porém, outra explicação pode justificar o repentino aparecimento. Para Lucy McGinnis, que já foi pesquisadora no Georgia Sea Turtle Center, tais moluscos também rumam para águas mais rasas em busca de alimentos que foram levados por furacões recentes.

Praia de Vidro

Moluscos como o caracol não são os únicos responsáveis por transformar a paisagem de uma praia: a baía de Ussuri, no leste da Rússia, por exemplo, foi capaz de converter a poluição de garrafas de vidro em uma verdadeira obra de arte .

Foto: Reprodução
A incrível transformação da 'praia de vidro' da baía de Ussuri, no leste da Rússia.
{!$sinalizador_ad$!}


Isso porque, ao longo de décadas, durante os tempos da União Soviética, o lugar foi usado como ponto de despejo para milhões de garrafas de vodka e cerveja, além de receber os descartes de uma fábrica de porcelana próxima dali.

Depois de anos de atrito com a água do mar, os rochedos e a areia vulcânica, os pedaços de  vidro  foram fragmentados e polidos pela natureza. O resultado é uma paisagem surpreendente criada pela ação do tempo.

Leia também: Cobra píton tenta devorar morcego gigante em vídeo surpreendente; assista

Imagine só como não ficaria uma praia onde os caracóis e os pedaços de vidro se misturassem?