undefined
Reprodução/Melita Vamberger - Senckenberg Research Institute
Até o momento da descoberta, acreditava-se que a Natrix helvetica era apenas uma subespécie da cobra Natrix natrix

Cientistas descobriram uma nova espécie de cobra nativa do Reino Unido, a Natrix helvetica . Anteriormente, acreditava-se que o réptil não-venenoso – já conhecido e identificado – era apenas uma subespécie da Natrix natrix , mas agora, uma pesquisa com mais de 1,6 mil espécimes revelou a novidade.

Leia também: Olha a cobra! Réptil invade redação de TV e se esconde atrás de computador

Coordenada pelo professor Uwe Fritz, do Instituto de Pesquisa Senckenberg, na Alemanha, a pesquisa sobre a "nova" cobra  analisou a genética dos animais, e também os locais chamados de "zonas de contato", onde várias subespécies se encontram.

Ao perceberem algumas barreiras reprodutivas – a impossibilidade de um tipo de animal  copular com outro – desconfiaram que, talvez, o problema pudesse ser atribuído a uma – até então – desconhecida diferença de espécies, já que a grande incompatibilidade genética seria a resposável por não permitir o desenvolvimento de um filhote.

Algumas diferenças, que antes eram vistas como características da subespécie, passaram a ser observadas com mais cautela. A pele cinza da N. helvetica , por exemplo, é bem diferente da aparência esverdeada da N. natrix . Nesta, um colar amarelo pode ser encontrado, enquanto ele desaparece no novo réptil e passa a ser "substituído" por listras pretas, muito marcadas ao longo de seu corpo.

undefined