Homens podem ser condenados a cinco anos por matarem e comerem orangotango

Orangotango-de-bornéu acidentalmente invadiu plantação e foi morto por funcionários que depois picaram o animal, cozinharam e comeram sua carne

Foto: Flickr
Ameaçado de extinção, orangotango-de-bornéu perdeu seu habitat para as plantações e virou alvo de caçadores ilegais

Um orangotango-de-bornéu foi morto, cortado em pedaços e comido por trabalhadores depois de entrar acidentalmente em uma plantação de óleo de palma na última terça-feira (14), na Ilha de Bornéu, na Indonésia.

LEIA MAIS: Duelo de titãs: cobras venenosas são flagradas em batalha de vida ou morte

A polícia apontou três homens como suspeitos pelo crime e outros sete estão sendo interrogados como testemunhas da matança. As autoridades iniciaram a investigação depois que imagens do orangotango esquartejado passaram a circular nas redes sociais.

Os trabalhadores foram detidos assim que a polícia encontrou ossos do primata e carne seca em um dos armários da cozinha do acampamento de funcionários da plantação. O chefe da polícia local afirmou que os suspeitos são acusados de “matar a tiros, mutilar, picar, cozinhar e comer” o animal.

LEIA MAIS: Visitantes dão comida à vontade: tigres obesos em zoológico chinês chocam web

Se forem considerados culpados, os homens podem receber pena de até cinco anos por desrespeito às leis de proteção aos animais. O Centro de Proteção aos Orangotangos (CPO) pediu que sejam investigados não só os funcionários, mas também a empresa dona da plantação.

Como trabalhadores de plantações de óleo de palma são punidos caso haja dano às plantas, funcionários veem animais que entram acidentalmente nos campos como uma peste e os atacam. A COP também acredita que as autoridades nunca deveriam ter autorizado o plantio em uma área que é habitat natural de primatas em perigo de extinção.

LEIA MAIS: Russo recebe multa de R$ 500 mil por caçar tigres, ursos e aves em extinção

A rápida expansão de plantações de óleo de palma em Bornéu é um dos principais fatores que levou à destruição do habitat dos orangotangos-de-bornéu. Eles também são atacados por moradores de vilarejos, por serem considerados uma peste, e alvo de caça ilegal para serem vendidos como animais de estimação.

De acordo com a WWF, o habitat do orangotango-de-bornéu foi reduzido em 50% nos últimos 20 anos e a população da espécie diminuiu mais de 50% nos últimos 60 anos. A União Internacional Protetora dos Animais os considera criticamente ameaçados de extinção.