Pássaros fazem velório; veja fatos surpreendentes sobre a inteligência animal

Por iG São Paulo

Tamanho do texto

Você sabia que uma cobra pode matar metodicamente ou que as vacas tem amigas preferidas? Veja mais comportamentos

Alguns animais mostram inteligência que são muito parecidas com as dos seres humanos. Existem espécies que possuem uma quantidade razoável de inteligência e capacidade cognitiva direcionada para coisas específicas.

Algumas pessoas podem se assustar quando descobrirem que um animal sabe matemática melhor do que elas ou possui um gosto musical mais apurado. Confira a galeria com bichinhos que têm comportamentos que até então pareciam ser exclusivamente humanos.

Baleias adotam filhotes: em 2011, espécie 'cachalotes' adotou golfinho com deformidade na coluna; família o rejeitou. Foto: Reprodução/YoutubeBaleias adotam filhotes: baleias-belugas do sexo feminino são conhecidas por transformar objetos em 'bebês', quando elas perdem o filhote. Foto: Reprodução/YoutubeMacacos gostam de apostar: a espécie rhesus prefere correr o risco e levar recompensa maior, segundo a Universidade de Connecticut. Foto: Wikimedia CommonsMacacos gostam de apostar:segundo pesquisadores, a emoção que o animal sente ao ganhar compensa a perda. Foto: Wikimedia Commons Lêmures roubam comida: experimento sobre inteligência social da Duke University mostra que grupo rouba dos humanos quando eles se distraem. Foto: Wikimedia Commons Lêmures roubam comida: grupos sociais maiores eram mais propensos do que os de grupos menores para roubar comida por trás de uma pessoa. Foto: Wikimedia CommonsChimpanzés sabem fingir: estudo da Universidade de Portsmouth mostra que os animais têm dois tipos de risadas: as verdadeiras e as falsas. Foto: Wikimedia CommonsChimpanzés sabem fingir: apesar de acontecer em menor proporção, a risada 'forçada' acontece em meio a brincadeiras sem graça. Foto: Wikimedia CommonsLobos são mais espertos que cães: cientistas descobriram que os lobos observam e aprendem uns com os outros muito melhor do que os cães. Foto: Wikimedia CommonsLobos são mais espertos que cães: cientistas acreditam que lobos são mais dependentes uns dos outros e se copiam mais facilmente que cães. Foto: Reprodução/YoutubeElefantes consolam os outros: estudo da revista PeerJ na Tailândia mostra que quando um animal está nervoso, ele recebe afagos  . Foto: Wikimedia CommonsElefantes consolam os outros: animais tendem a fazer som como se fosse acalmar bebê humano. Foto: Reprodução/YoutubeRato com memória: animais têm memória que nos humanos permite processar informações para resolver problemas aritméticos. Foto: Wikimedia CommonsRatos com memória: Pesquisadores ainda não sabem qual parte do cérebro é responsável pela memória de trabalho. Foto: Wikimedia CommonsCobras matam metodicamente: Cobras não usam só o instinto, elas monitoram a condição das vítimas até o último momento. Foto: Wikimedia Commons Cobras matam metodicamente: pressão e duração do aperto são cronometrados em relação às batidas cardíacas da presa. Foto: Reprodução/YoutubeMoscas pensantes: estudo de Oxford mostra que moscas de fruta pensam antes de agir. Foto: Reprodução/YoutubeMoscas pensantes: estudo usou mesmos modelos matemáticos utilizados para os seres humanos e primatas. Foto: Wikimedia Commons Corvos que pensam: estudo da PLoS ONE mostra que inteligência pode rivalizar com a de uma criança de 7 anos de idade. Foto: Reprodução/Youtube Corvos que pensam: revista afirma que corvos conseguem completar a tarefa chamada “Paradigma da Fábula de Isopo”. Foto: Reprodução/YoutubeCavalos não esquecem seus amigos humanos: animais possuem “excelente memória”, afirma Carol Sankey da Universidade de Rennes. Foto: Reprodução/YoutubeCavalos não esquecem amigos humanos : animal tem a capacidade de aprender e memorizar palavras humanas. Foto: Wikimedia CommonsVacas têm melhores amigas: cientistas descobriram que as vacas escolhem as que serão suas melhores amigas. Foto: Wikimedia Commons Vacas têm melhores amigas: sinais vitais das vacas eram mais favoráveis quando elas estavam na presença de suas BFFs. Foto: Wikimedia CommonsGolfinho é segunda espécie mais inteligente: No futuro espera-se que golfinhos e pessoas consigam se comunicar  . Foto: Wikimedia CommonsPássaros fazem velório: Universidade da Califórnia descobriu que espécie tem velório parecido com o nosso. Foto: Wikimedia CommonsPássaros fazem velório: Com pássaro morto, as aves começaram uma espécie de choro que acaba atraindo outras espécies. Foto: Wikimedia Commons