Lagarta da Costa Rica se 'transforma' em cobra para assustar predadores

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Pesquisador captura imagens de taturana na Costa Rica que se camufla para se proteger dos possíveis predadores em floresta

BBC

A lagarta Hemeroplanes sp, da Costa Rica, não se transforma apenas em larva e em mariposa. Ela também camufla-se inteligentemente como uma cobra para assustar seus predadores. Apesar da semelhança com o outro animal, porém, seu corpo é curto, o que causa estranhamento.

2010: Lagartas criam olhos falsos para assustar predadores

O professor Daniel Janzen, biólogo da Universidade da Pensilvânia, capturou essas imagens como parte de seu trabalho sobre lagartas na América Central, que realiza desde 1978.

"Cada lagarta na Costa Rica parece uma outra coisa - seja uma folha, galho ou, neste caso, uma cobra deslizando", disse ele.

Confira na galeria de fotos

Parece uma cobra, mas não é. A Hemeroplanes sp da Costa Rica se camufla para assustar predadores. Foto: Daniel Janzen/Caters'Tenho visto e fotografado tantos tipos diferentes de insetos que nunca me surpreendo, mas eles sempre me interessam', disse biólogo. Foto: Daniel Janzen/CatersApesar de parecer uma cobra, seu corpo curto causa estranhamento. Foto: Daniel Janzen/CatersPara imitar um animal perigoso ou tóxico, a lagarta expande partes no final de seu corpo e pode morder inofensivamente. Foto:  Daniel Janzen/Caters'Para as pessoas normais, encontrar essa lagarta pode parecer estranho, mas para mim é um passeio no parque', explica biólogo. Foto: Daniel Janzen/Caters'Cada lagarta na Costa Rica parece uma outra coisa', afirmou Janzen. Foto: Daniel Janzen/CatersO disfarce incrível é um grande exemplo de mimetismo, quando um animal ou planta se assemelha a outra criatura ou objeto. Foto: Daniel Janzen/Caters


Leia tudo sobre: lagarta se camuflacobrataturanacosta ricahemeroplanes sp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas