'Criaturas de luz' mostram brilho em exposição

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Apresentação recria os ambientes onde vivem criaturas bioluminescentes e mostra como elas funcionam

BBC

Uma exposição itinerante do Museu Americano de História Natural, sediado em Nova York, exibe surpreendentes micro-organismos capazes de produzir luz.

Conheça a home do Último Segundo

Exposição traz organismos como cogumelos representados no modelo acima, 40 vezes maior do que seu tamanho real. Foto:  D. Finnin/AMNHEstes cogumelos bioluminescentes crescem em madeira em decomposição de florestas do leste da América do Norte. Foto: J. Sparks/AMNHEste vaga-lume, representado acima em um modelo 65 vezes maior do que o original real, é encontrado no centro e no sudeste dos EUA. Foto:  D. Finnin/AMNHFoto produz o brilho de vaga-lumes. A imagem acima foi feita em Okayama, Japão. Foto: Tsuneaki Hiramatsu"Varas de pescar" grudentas caem do teto ao serem produzidas por vermes bioluminescentes, que usam o método para capturar suas presas. Foto:  D. Finnin/AMNHAltas concentrações de microscópicos seres dinoflagelados criam uma auréola luminosa ao redor de qualquer coisa que se mova pela água. Foto:  D. Finnin/AMNHParede de corais nas ilhas Cayman, que abriga diversos animais bioluminescentes e fluorescentes. Foto:  D. Finnin/AMNHDentro dos órgãos das águas-vivas, uma reação química cria uma luz bioluminescente azul, enquanto uma molécula fluorescente faz a luz azul ficar verde. Foto:  D. Finnin/AMNHMinerais também podem conter moléculas fluorescentes que acendem sob luz ultravioleta. Foto:  D. Finnin/AMNHEste peixe acena para fêmeas com luzes, originárias de um tecido em seu corpo repleto de bactérias bioluminescentes. Foto:  D. Finnin/AMNH

"Criaturas de luz: bioluminescência da natureza" recria os ambientes onde vivem criaturas bioluminescentes e mostra como elas funcionam. Há desde cogumelos luminosos até vaga-lumes, peixes, águas-vivas e escorpiões.

A exposição ficará em cartaz no Museu Canadense de Natureza, em Ottawa, entre 3 de maio e 9 de novembro.

Leia tudo sobre: exposiçãobrilhocriaturas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas