Rosana Jatobá lança livro de crônicas sobre questões ambientais

Por Elioenai Paes - iG São Paulo |

Texto

Em 49 textos, a jornalista escreve sobre sustentabilidade, problemas sociais e suas próprias experiências

Divulgação
Jornalista se interessou pela sustentabilidade enquanto trabalhava como apresentadora da meteorologia na TV Globo


A conscientização da importância do cuidado que se deve ter com o planeta é o tema do livro que a jornalista Rosana Jatobá lança na quinta-feira (29), com o título de “Questão de Pele – A Terra como organismo vivo”, (Editora Novo Século, 320 páginas, R$ 34,90), abordando o tema sustentabilidade de uma forma descontraída.

A obra é composta por 49 crônicas, que Rosana começou a escrever há três anos, em seu blog pessoal. Em um tom bem humorado, os textos exploram, por exemplo, o problema do preconceito, o consumo excessivo de carne vermelha e o papel das florestas contra a poluição.

“Minha ideia foi escolher um estilo opinativo, leve, bem-humorado, sem passar uma visão catastrófica em que as pessoas se sintam ameaçadas. A crônica se encaixou nisso”, conta Rosana, que foi apresentadora da meteorologia da TV Globo durante sete anos.

Leia também:
Livro de ativista mostra 'cruzada' para salvar orangotangos
Bjorn Lomborg, “o ambientalista cético”, muda de ideia
Fotógrafo capta derretimento de geleiras

Foi durante esse período na emissora que surgiu a ideia de defender o meio ambiente. “Tive oportunidade de estudar mais a fundo sobre mudanças climáticas. Fiz cursos e comecei a me interessar cada vez mais. Em seguida me tornei colunista de sustentabilidade e decidi me aprofundar e especializar no tema. Então fiz mestrado em Gestão e Tecnologias Ambientais na Universidade de São Paulo (USP)”, conta.

Para Rosana, o nascimento dos filhos gêmeos foi um divisor das águas. “Me deu um grande foco, mergulhei ainda mais na sustentabilidade, porque quando se tem filhos, pensa-se em deixar um legado a eles”, conta.

Rosana acredita que o brasileiro precisa ter mais consciência ambiental. “Mas ao mesmo tempo eu acho que temos uma alma muito aberta, o brasileiro adere às mudanças. Um exemplo é o cinto de segurança, que foi amplamente aceito”, comenta.

A questão do desmatamento é apontada pela jornalista como uma das suas causas preferidas. “Para quem mora nas grandes cidades, parece que o desmatamento não diz muita coisa no dia a dia. Mas ele é o maior problema do mundo! A floresta é o santuário da biodiversidade, é a responsável por produzir vida no planeta. Se há desmatamento, destrói-se o bioma, o clima se altera e a consequência é em nível macro – e vai influenciar no estilo de vida de quem vive no campo ou nas grandes cidades”, alerta.

Rosana diz que o estilo de vida urbano precisa mudar. “É preciso atentar para nossos hábitos dentro de casa, como economizar água, energia, procurar manter uma alimentação mais orgânica, se possível, manter uma horta em casa”, diz.

Atualmente, ela se dedica ao seu site, Universo Jatobá, o novo parceiro do iG. “O site é a convergência do conteúdo que produzo para várias mídias”, conta.

Além de sustentabilidade, Rosana também fala de beleza, nutrição, saúde e espiritualidade no site. Ela também conta sua experiência na gravidez e dá dicas para quem quer engravidar e como cuidar dos seus filhos, tudo sempre permeado por seu tema favorito, o meio ambiente.

Veja o infográfico: Como ocorre o aquecimento global?

Leia mais:

Desmatamento na Mata Atlântica é o maior desde 2008

Mudanças climáticas e desmatamento já alteram Amazônia

Cientistas tentam calcular com exatidão elevação do nível do mar

Leia tudo sobre: meio ambientesustentabilidade
Texto

notícias relacionadas