Leoas lutam para proteger filhotes em reserva na África do Sul

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Fotógrafo amador registrou a briga entre dois grupos de fêmeas para proteger suas ninhadas

BBC

Os momentos de agressividade das grandes felinas foram clicados no mês passado na reserva sul-africana de Madikwe. Foto: Michael Moss/CatersMichael Moss fotografou o momento em que leoas de dois grupos entram em confronto para proteger seus filhotes. Foto: Michael Moss/CatersA ameaça mais comum a um filhote de leão vem de sua própria espécie, em geral de um macho que não é seu pai. Foto: Michael Moss/CatersUma fêmea sozinha tem chances praticamente nulas de proteger seus filhotes de outros leões, mas em geral elas se juntam em grupos, e unidas podem enfrentar ameaças. Foto: Michael Moss/CatersLeões são animais carnívoros e as fêmeas,  responsáveis pela maioria das caçadas, que incluem presas como antílopes, zebras e gnus. Foto: Michael Moss/CatersO californiano Moss diz que embora esta tenha sido sua nona viagem à reserva, nunca tinha testemunhado nada do tipo. Foto: Michael Moss/Caters“Nós não pudemos distinguir um vencedor, mas as fêmeas podem até matar filhotes que pertencem a outros grupos”, disse. “Neste caso os grupos parecem ter se separado". Foto: Michael Moss/Caters“As leoas lutam entre si por muitos minutos. Até onde pudemos observar não houve ferimentos graves. Foi algo incrível de se ver”, diz Moss. Foto: Michael Moss/Caters


O fotógrafo amador Michael Moss fotografou recentemente o momento em que leoas de dois grupos diferentes entram em confronto para proteger seus filhotes em uma região selvagem da África do Sul.

Em família: Leão briga com filhote e leva 'bronca' de leoa em zoológico

Embora esta tenha sido a nona viagem do americano à reserva Madikwe, ele nunca tinha observado algo do tipo.

Profissional da área de tecnologia da informação (TI), Moss vive no Estado americano da Califórnia e viaja ao continente africano há muitos anos.

Outras espécies: Fotógrafo flagra elefante defendendo filhotes contra hienas

Ele explica que a ameaça mais comum a um filhote de leão vem de sua própria espécie, em geral de um macho que não é pai de nenhum deles.

Galeria: a beleza dos animais terrestres

Uma fêmea sozinha tem chances praticamente nulas de proteger seus filhotes de outros leões, mas em geral elas se juntam em grupos, e unidas, podem enfrentar quem ameaça seus filhotes.

Os leões são animais carnívoros predadores e as fêmeas são responsáveis por grande parte das caçadas noturnas, a presas como antílopes, zebras e gnus (animais nativos do continente africano que pertencem à família dos bovídeos).

"Nós não pudemos distinguir um vencedor, mas as fêmeas podem até matar filhotes que pertencem a outros grupos", diz o fotógrafo amador Michael Moss. "Felizmente neste caso parece que os dois grupos simplesmente se separam um do outro no final", acrescenta.

"As leoas lutam entre si por muitos minutos. Até onde pudemos observar não houve ferimentos graves. Foi algo incrível de se ver", diz Moss.

Veja mais confrontos no mundo animal:
Leopardo ataca guarda florestal na Índia
Chacal 'kung fu' ataca abutres para proteger seu alimento
Leopardo camuflado se aproxima de gnus
Luta entra crocodilo e hipopótamo no Malauí
Ursa enfrenta dois tigres com filhotes nas costas

Leia tudo sobre: leõesáfrica do sulcomportamento animalanimais

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas