Hora do Planeta deixa 7 mil cidades com luzes apagadas no mundo todo

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

No Brasil, monumentos públicos, empresas e residências de pelo menos 113 cidades ficaram às escuras das 20h30 às 21h30

Agência Brasil

A Hora do Planeta, que convida a população a apagar as luzes por uma hora em atenção à preservação dos recursos naturais, mobilizou no sábado (23) mais de 7 mil cidades de mais de 150 países e territórios. No Brasil, monumentos públicos, empresas e residências de pelo menos 113 cidades ficaram às escuras, das 20h30 às 21h30.

Galeria de fotos: Veja imagens da Hora do Planeta

Antes e depois: Cidades apagam as luzes para a Hora do Planeta

O evento ocorre desde 2007 pela organização não governamental (ONG) WWF. No primeiro ano, ocorreu apenas em Sydney, cidade mais populosa da Austrália, e já em 2008 se espalhou por vários países do mundo. Atualmente, a Hora do Planeta tem uma série de ações integradas envolvendo cultura e ativismo político e ambiental para proteção do meio ambiente.

No Brasil, foi registrado o apoio de 113 cidades e de 480 empresas e organizações. Brasília, cidade-âncora da Hora do Planeta no país, apagou as luzes em espaços famosos como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. Pedaladas, shows e mobilização de artistas foram organizados em várias cidades brasileiras e também pela internet.

Às 20h30: Vinte e duas capitais brasileiras vão participar da Hora do Planeta

De acordo com a WWF Brasil, o foco da Hora no Planeta neste ano foi o cuidado com a água – 2013 foi eleito pela Unesco o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A ONG lembra que a água, por meio das usinas hidrelétricas, é a principal fonte de energia do país. “Energia, água e qualidade de vida estão todas intimamente ligadas”, destaca a secretária-geral do WWF Brasil, Maria Cecília de Brito.

Veja imagens da Hora do Planeta no Brasil e no mundo

Monumento às Bandeiras, em São Paulo, apaga suas luzes na Hora do Planeta. Foto: Futura PressMonumento às Bandeiras, em São Paulo, apaga suas luzes na Hora do Planeta. Foto: Futura PressEstufa do Jardim Botânico, em Curitiba (PR), na Hora do Planeta. Foto: Futura PressEstufa do Jardim Botânico, em Curitiba (PR), na Hora do Planeta. Foto: Futura PressTeatro Municipal de São Paulo apaga as luzes às 20h30 para a Hora do Planeta. Foto: Futura PressTeatro Municipal de São Paulo apaga as luzes às 20h30 para a Hora do Planeta. Foto: Futura PressBig Ben, em Londres, na Inglaterra (17h30 no horário de Brasília). Foto: APBig Ben, em Londres, na Inglaterra (17h30 no horário de Brasília). Foto: APPortões de Brandenburgo, em Berlim, na Alemanha (16h30 no horário de Brasília)
. Foto: APPortões de Brandenburgo, em Berlim, na Alemanha (16h30 no horário de Brasília)
. Foto: APPalácio do Kremlin em Moscou, na Rússia (13h30 no horário de Brasília). Foto: APPalácio do Kremlin em Moscou, na Rússia (13h30 no horário de Brasília). Foto: APParthenon na Acrópole de Atenas, Grécia (15h30 horário de Brasília). Foto: ReutersParthenon na Acrópole de Atenas, Grécia (15h30 horário de Brasília). Foto: ReutersPorta da Índia, em Nova Déli, na Hora do Planeta (12h30 no Horário de Brasília). Foto: ReutersPorta da Índia, em Nova Déli, na Hora do Planeta (12h30 no Horário de Brasília). Foto: ReutersMargens do rio Huangpu é retratado antes da Hora do Planeta em Xangai, na China. Foto: ReutersMargens do rio Huangpu durante a Hora do Planeta em Xangai, na China, às 20h30 no horário local (9h30 em Brasília). Foto: ReutersTorres do World Trade Centre chinês antes da Hora do Planeta em Pequim. Foto: ReutersLuz se apagam no centro financeiro de Pequim, região onde fica o World Trade Center chinês, às 20h30 no horário local (9h30 em Brasília). Foto: ReutersO prédio Taipé 101 tem suas luzes acesas antes da Hora do Planeta. Foto: ReutersTaipé, em Taiwan, fica no escuro durante Hora do Planeta, às 20h30 no horário local (9h30 em Brasília). Foto: ReutersCentro financeiro de Hong Kong antes da Hora do Planeta. Foto: ReutersO centro financeiro de Hong Kong apaga suas luzes durante a Hora do Planeta às 20h30 do horário local (9h30 em Brasília). Foto: ReutersAs luzes da ponte da baía de Sydney acesas, na Austrália, antes da Hora do Planeta. Foto: ReutersA ponte da baía de Sydney apagada, na Austrália (6h30 no Horário de Brasília). Foto: ReutersÓpera de Sydney, na Austrália, com as luzes acesas antes da Hora do Planeta. Foto: ReutersÓpera de Sidney apagada após Hora do Planeta às 20h30 (6h30 em Brasília). Foto: ReutersParque de diversões Luna Park, em Sydney, Austrália, antes da Hora do Planeta. Foto: ReutersParque de diversões, Luna Park, em Sydney, com as luzes todas apagadas na Hora do Planeta (6h30 em Brasília). Foto: Reuters


Leia tudo sobre: hora do planeta2013aquecimento global

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas