Conheça 10 bichos que parecem ter sido 'pintados à mão' pela natureza

Por BBC |

Tamanho do texto

Alguns animais são particularmente coloridos, seja por advertência, camuflagem ou acasalamento

BBC

A vívida coloração facial do mandril masculino (o mamífero mais colorido no reino animal) é usada como manifestação de ameaça para os demais membros do grupo. Foto: Caters News AgencyAs secreções venenosas desta espécie de rãs são usadas por tribos indígenas para envenenar suas flechas para caça. A rã vive nas florestas tropicais do Brasil . Foto: Caters News AgencyO brilho metálico desta espécie de besouro o torna altamente valorizado por colecionadores de insetos. Foto: Caters News AgencyEsta espécie de vespa tem chamativos corpos brilhantes. Ela coloca seus ovos nos ninhos tubulares de uma espécie de abelhas, onde as larvas se alimentam das sobras
. Foto: Caters News AgencyAs lagartixas Tokay são comumente mantidas como animais de estimação, mas sua mordida feroz as torna potencialmente perigosas. Foto: Caters News AgencyEsta espécie de rã é encontrada na Colômbia. Aqui ela está sobre uma bromélia, planta capaz de armazenar água em sua estrutura. Foto: Caters News AgencyOs peixes dominam as águas do planeta com sua espantosa variedade de formas e comportamentos. O peixe-palhaço vive em uma relação simbiótica com a anêmona. Foto: Caters News AgencyOs camaleões são famosos por sua habilidade de mudar de cor, apesar de nem todas as espécies fazerem isso. Em algumas delas, a mudança de cor é usada para camuflagem. Foto: Caters News AgencyA "tromba" de formato estranho deste inseto era conhecida por sua suposta capacidade de gerar luz, mas isso vem sendo questionado por novos estudos. Foto: Caters News AgencyEste besouro tem escamas iridescentes, dando-lhe uma aparência metálica, brilhante e colorida. A espécie é herbívora e uma praga agrícola comum
. Foto: Caters News Agency

Seja por mimetismo, advertência, camuflagem ou acasalamento, há várias razões pelas quais alguns animais são particularmente coloridos.

Veja quais são os maiores animais do mundo

A vívida coloração facial do mandril masculino, por exemplo, é usada como demonstração de ameaça entre os membros do grupo. As fêmeas e os jovens têm um focinho azul mais apagado. O mandril é o mamífero mais colorido do reino animal.