Ambientalistas tentam salvar tribos de pastores de renas

Organização Survival organiza campanha para mostrar as dificuldades destas tribos, que tem nas renas um animal essencial para sua sobrevivência

BBC Brasil |

BBC

A organização Survival International (www.survivalinternational.org) organizou uma campanha para destacar as dificuldades de tribos de pastores na região do Ártico. Essas tribos lidam com as renas, animais que geralmente associados ao trenó do Papai Noel, mas que, na verdade, podem se sair bem melhor do que os outros no trabalho devido a sua energia e eficiência.

Veja o vídeo:  Papais Noéis correm seminus no frio de Budapeste

Inglaterra: Papai Noel é resgatado após barba ficar presa em rapel

As renas geralmente são vistas em grandes imigrações para o Ártico e, os rebanhos da América do Norte, por exemplo, podem viajar mais de 5 mil km.

"Para muitas pessoas em todo o mundo, renas são sinônimo da temporada de festas. Poucos sabem, talvez, que para várias tribos do norte, esse animal é essencial para a sobrevivência e história humana", afirmou o diretor da Survival International, Stephen Corry.

"É uma grande tragédia que a crescente indústria extrativista esteja causando um dano tão pesado para as renas e seus pastores", acrescentou Corry.

A Survival International sugere que "rotas de imigração estão sendo interrompidas e pastos importantes, destruídos" devido à corrida de companhias de petróleo, gás e mineradoras para explorar o Ártico.

    Leia tudo sobre: renasespecial natalnataltrenótriboártico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG