Brasil detém segunda maior área florestal do planeta

Pesquisa do IBGE aponta que país tem 516 milhões de hectares de floresta, o que equivale a 60,7% do território nacional

Agência Brasil |

Agência Brasil

Getty Images
O Pnuma estima que 31% da superfície terrestre do planeta sejam ocupados por florestas

O Brasil tem 516 milhões de hectares de florestas, o equivalente a 60,7% do território nacional, ficando atrás apenas da Rússia. A informação constam da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs), divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse total de 516 milhões de hectares de florestas é composto por áreas destinadas a reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável, terras indígenas, áreas de proteção dos recursos hídricos e do solo, de conservação da biodiversidade em unidades de conservação federais e estaduais, de produção madeireira e não madeireira em florestas nacionais e estaduais e florestas plantadas, de proteção ambiental e áreas ocupadas com florestas.

Leia mais:
Fiscalização flagra Mata Atlântica desmatada em São Paulo
Apenas 12% da área original da Mata Atlântica está preservada, diz IBGE
Entre 2000 e 2010, Amazônia perdeu uma 'Grã-Bretanha', diz estudo

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estima que 31% da superfície terrestre do planeta sejam ocupados por florestas habitadas por 300 milhões de pessoas. Delas dependem, de forma direta, 1,6 bilhão de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre.

Para promover ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas.

A iniciativa teve o objetivo de conscientizar a sociedade da importância das florestas, alertando que a sua exploração de forma inadequada acarreta, entre outras consequências, a perda da biodiversidade e o agravamento das mudanças climáticas.

No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente promoveu vários eventos, enfocando a conservação, o manejo e o desenvolvimento sustentável.

    Leia tudo sobre: Florestaamazôniadesmatamentomata atlântica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG