Pontas de cigarro usadas por aves nos ninhos reduzem parasitas

Pesquisadores descobriram que aves estão usando pontas de cigarro deixadas na rua para tecer ninhos e com isto evitar ácaros, piolhos

AFP |

AFP

As pontas de cigarro usadas pelas aves na Cidade do México para tecer seus ninhos servem para protegê-los de parasitas, diz uma pesquisa chefiada pelo mexicano Constantino Macías García, publicada esta quarta-feira pela Royal Society britânica.

O estudo foi realizado na cidade universitária da UNAM (Universidade Autônoma do México) pela equipe de Macías García, que explicou que o ponto de partida do estudo foram "informes que indicavam que as aves utilizavam pontas de cigarro coletadas nas ruas para tecer seus ninhos".

"A pesquisa concluiu que as pontas dos cigarros reduzem o número de parasitas ácaros, como piolhos, que chupam o sangue ou comem as penas dos pássaros", disse em entrevista por telefone com o cientista mexicano, que está atualmente na Universidade de Saint Andrews, na Escócia, em um ano sabático.

Leia mais:
Habilidade de construir ninhos em aves é aprendida e não inata
Espécie de passarinho cria ilusão de ótica para atrair fêmea
Espécie de pássaros sabe identificar ovos de impostores
Estudo mostra que pássaros usam ninhos como outdoor

"Examinamos os materiais que as aves estão utilizando para tecer seus ninhos na Cidade do México", explicou. "Mas suspeito que este fenômeno vai mais além do México", assegurou Macías, indicando que o resultado do estudo tinha sido "inesperado".

O pesquisador do Departamento de Ecologia da UNAM admitiu que não se determinaram com certeza as "razões exatas pelas quais as aves usam as pontas de cigarros" para fabricar seus ninhos.

"Talvez lembrem as penas que usam para tecer seus ninhos ou também os pelos de animais que às vezes juntam", disse.

"Mas embora não saibamos porque o fazem, o que determinamos é que estas pontas contêm substâncias que são produto do cigarro depois de fumado e que estas substâncias parecem repelir os ácaros", enfatizou.

"Também pode ser que isto é uma consequência fortuita e que as aves usem as pontas por razões térmicas", para manter os ninhos aquecidos, acrescentou.

"Ainda não sabemos exatamente porquê de as aves usarem as pontas. Mas com experimentos, esperamos poder saber qual é a razão para que as aves recolham estas pontas das ruas para fazer seus ninhos", disse.

No entanto, "vimos consequências positivas no uso das pontas de cigarro: a redução dos parasitas nos ninhos. Isto é uma boa notícia... E bem sabemos que o México está precisando de boas notícias, por pequenas que sejam".

    Leia tudo sobre: animaispássarosninho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG