Cidadãos de 30 países discutem sobre biodiversidade no sábado

Debate mundial serve de preparação para a conferência da ONU sobre proteção das espécies, prevista para outubro na Índia

AFP | - Atualizada às

AFP

AFP
Emas em uma plantação de soja, perto de Campo Verde, Mato Grosso

Quatro mil pessoas em cerca de trinta países, como Japão, Estados Unidos e Argentina, participarão este sábado de um "debate mundial" sobre a biodiversidade para fazer ouvir a voz dos cidadãos antes da conferência da ONU sobre proteção das espécies, prevista para outubro na Índia.

Esta consulta planetária começará "ao amanhecer no Japão" e terminará "ao anoitecer na Califórnia" e abrangerá "quarentena regiões" distribuídas por trinta países (como Filipinas, Maldivas, Argentina, Alemanha...), reforçaram os organizadores em um comunicado.

O projeto tem por objetivo fazer ouvir a voz dos "habitantes do planeta" nos foros de negociação internacionais, onde os delegados dos governos têm por hábito se reunir com as ONGs, sindicatos ou especialistas.

As conclusões desta consulta mundial serão apresentadas na próxima conferência da ONU sobre a biodiversidade, um encontro celebrado a cada dois anos e que nesta ocasião será realizado de 8 a 19 de outubro em Hyderabad, Índia.

Leia mais:
Parque da Bolívia tem maior biodiversidade do mundo
Formação dos Andes criou biodiversidade amazônica, diz estudo
Sociedade britânica divulga lista das 100 espécies mais ameaçadas de extinção

Cada um dos 40 debates, que reúnem uma centena de pessoas, alternará fases de informação sobre biodiversidade com debates e votos, explicaram os organizadores.

A conferência de Hyderabad tentará avançar na aplicação do protocolo acertado em 2010 em Nagoia (Japão).

Este protocolo, adotado por 193 países, garantirá no futuro uma melhor distribuição, entre norte e sul, dos benefícios obtidos com a exploração dos recursos genéticos dos países desenvolvidos por parte das indústrias farmacêutica e cosmética.

    Leia tudo sobre: biodiversidadeanimaisplantasflorestas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG