Supermercados de SP consideram retrocesso volta de sacolas e vão recorrer

Associação Paulista de Supermercados afirmou que decisão da judicial que determinou o retorno da distribuição das sacolinhas "viola direitos constitucionais dos associados"

Agência Estado |

Agência Estado

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) afirmou que apresentará "no momento oportuno" recurso contra a decisão judicial que determinou o retorno da distribuição gratuita de sacolas plásticas nos estabelecimentos associados. Segundo nota divulgada na noite desta quarta-feira (4) pela entidade, a decisão "viola os direitos constitucionais de seus associados, e é um retrocesso aos avanços conquistados".

"A entidade reforça o compromisso assumido com os órgãos do governo de contribuir na conscientização dos consumidores, em favor do consumo responsável e contra a cultura do desperdício. Trabalho este iniciado há mais de cinco anos, e que será apresentado à Justiça no momento oportuno", disse a entidade, após rumores de que poderia desistir de brigar na Justiça pelo fim das sacolas plásticas gratuitas nos supermercados.

Leia mais:
Supermercados voltam a distribuir sacolas em São Paulo
Decida qual é o tipo de sacola ideal
Atitudes que salvam o mundo
Infográfico: Veja pontos de reciclagem de lixo em São Paulo
Fabricantes de sacolas "verdes" reduzem custos e brigam por mercado milionário

No último dia 25, a juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central de São Paulo, determinou o retorno da distribuição gratuita de sacolas plásticas aos consumidores, em ação civil pública movida pela Associação Civil SOS Consumidor. No dia seguinte, a Apas informou que entraria com recurso contra a decisão.

A juíza determinou o retorno da distribuição gratuita de sacolas plásticas em 48 horas, o que foi cumprido pelos supermercados. Conforme a decisão, os supermercados têm 30 dias para fornecer embalagens de material biodegradável ou de papel, sem cobrar nada pelo serviço.

Em sua decisão, a juíza afirma que "é notório que a prática comercial costumeira é do fornecimento do lojista de embalagem para que o consumidor leve consigo as mercadorias que adquire, isso ocorrendo em lojas de diversos ramos de atividade".

    Leia tudo sobre: sacolinhassacolasapassupermercados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG