Mudança climática já não é preocupação prioritária para americanos

De acordo com pesquisa do Washington Post, 29% dos americanos tem a poluição do ar como maior preocupação e apenas 18%, o aquecimento global

AFP | - Atualizada às

AFP

A maioria dos americanos já não vê as mudanças climáticas como o problema ambiental global mais urgente para o planeta, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira nos Estados Unidos.

Vinte e nove por cento dos entrevistados citam a poluição da água e do ar como a preocupação prioritária para o meio ambiente, enquanto apenas 18% referem-se ao aquecimento global, contra 33% em 2007, revela a pesquisa do Washington Post e da Universidade de Stanford (Califórnia).

Pouco mais de 800 adultos americanos foram entrevistados por telefone para este estudo realizado entre 13 de maio e 21 de junho, duas semanas antes de uma grande onda de calor com temperaturas recordes provocar tempestades de extrema violência que deixaram milhões de casas sem eletricidade em nove estados, principalmente na costa leste.

Entenda: Como ocorre o aquecimento global?

Os Estados Unidos também enfrentaram este ano a primavera mais quente já registrada, enquanto o Colorado acaba de sofrer incêndios florestais sem precedentes.

Apesar de minimizarem o impacto das alterações climáticas, quase três em cada quatro pessoas nesta pesquisa indicaram que a Terra está aquecendo. Uma proporção semelhante afirmou que as temperaturas globais continuarão a aumentar se nada for feito.

Em um artigo publicado nesta terça-feira e citando esta pesquisa, o Washington Post observa que o fato de que o presidente Barack Obama quase nunca fala de mudanças climáticas em sua campanha à reeleição em 6 de novembro, e isso poderia explicar a falta de interesse dos americanos sobre este assunto.

A pesquisa tem uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais.

    Leia tudo sobre: aquecimento global

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG