Angela Merkel se diz decepcionada com resultado da Rio+20

Chanceler alemã não participou da conferência da ONU no Rio mas disse que gostaria de um documento com compromissos mais vinculantes

AFP | - Atualizada às

AFP

A chanceler alemã Angela Merkel manifestou nesta segunda-feira (25) sua decepção com os resultados da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ( Rio+20 ), da qual se ausentou apesar das críticas em seu país .

Veja a cobertura completa da Rio+20 

"Os resultados não estão à altura do que teria sido necessário", disse a chanceler durante entrevista coletiva em Berlim, dedicada a temas de respeito ao meio ambiente e da luta conta as desigualdades em escala global.

Leia também:
Merkel não vai à Rio+20, mas acompanha a seleção alemã na Euro 2012
Alemanha promete 80% de energia limpa até 2050 e propõe metas ambiciosas
Alemanha vê avanços na Rio+20, mas algumas expectativas frustradas

"Europa e Alemanha teriam desejado compromissos mais vinculantes", mas "não estamos sozinhos no mundo", lamentou Merkel.

Conheça os principais pontos do documento da Rio+20

A chanceler prometeu que continuará "promovendo" uma institucionalização reforçada do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Merkel foi muito criticada pela oposição e por várias ONGs na Alemanha pela decisão de não assistir à cúpula, marcada pela ausência de outros dirigentes, como o presidente americano Barack Obama.

A cúpula terminou com uma série de promessas, mas sem compromissos vinculantes, nem planos de financiamento.

    Leia tudo sobre: rio20rio+20alemanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG