Ongs protestam contra texto da Rio+20, no Riocentro

Manifestantes diziam que a conferência representava “o futuro que não queremos”

Maria Fernanda Ziegler iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

Divulgação
Ongs protestam contra texto da Rio+20

Integrantes de ONGs fizeram um protesto hoje (20) no Riocentro contra o texto anunciado na Rio+20 . Cerca de 70 pessoas formaram uma fila em área de acesso à plenária e, segurando cartazes em várias línguas, mostravam “o futuro que não querem”. Quando assinado por chefes de estado e governo, o texto da Rio+20 passará a se chamar “O futuro que queremos”.

Veja a cobertura completa da Rio+20

Os cartazes pediam o fim do subsídio à combustíveis fósseis, a inserção da educação nos debates sobre sustentabilidade, fundo global para a sustentabilidade.

Ontem representantes das ONGs e da juventude se reuniram pra criar elaborar a fala de dois minutos que terão hoje na plenária, onde poderão listar todo o descontentamento com o texto. Também recebe o nome de “o futuro que não queremos”, a petição assinada por mais de mil pessoas de organizações da sociedade civil.

“Depois de dois anos de intensas negociações e milhões de dólares investidos na conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, governantes foram incapazes e tiveram má vontade em reafirmar os comprometimentos de princípios fundamentais feitos no Rio em 1992”, dizia carta distribuída durante o protesto.

“O tempo está correndo para que decisões sejam tomadas e que algo seja feito”, disse o belga Nick Meyen, da Northen Alliance for Sustainability, que distribuía as cartas durante o protesto.

    Leia tudo sobre: Rio+20Rio20

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG