Ban Ki Moon abre Rio+20

Secretário-geral da ONU abre a conferência para Desenvolvimento Sustentável da ONU e entrega a presidência da conferência a Dilma Rousseff

Carla Falcão iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

Agência Brasil
Ban Ki-Moon e Dilma Rousseff abrem os trabalhos oficiais da conferência

O Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki Moon, abriu a Conferência para Desenvolvimento Sustentável da ONU Rio+20 na manhã desta quarta-feira (20), com a apresentação de um vídeo produzido pelo Stockholm Resilience Institute, chamado "Bem Vindo ao Antropoceno" que afirma que esta é a primeira geração que entende a responsabilidade da pressão humana no planeta.

Durante seu discurso, ele lamentou os poucos avanços na área ambiental desde a Rio92, mas parabenizou a presidência do Brasil pelos resultados das negociações na Rio+20. Segundo ele, durante a conferência, o mundo terá uma "segunda chance".

"Estamos diante de um acordo histórico, não vamos perder essa oportunidade. O mundo está nos observando para ver se seremos capazes de fazer as mudanças", disse.

Ban Ki-moon também ressaltou que a Rio+20 não é o fim de um processo, mas apenas o começo dele."Está na hora de pensarmos globalmente e localmente. Estamos lutando contra o relógio", alertou.

Logo após o vídeo, a estudante Brittany Trilford, 17 anos, da Nova Zelândia, discursou para os chefes de Estado. “Vocês têm 72 horas para decidir o futuro de suas crianças”, afirmou a adolescente.

“Estou muito feliz de estar no Brasil outra vez” disse Ban Ki Moon em português, antes de nomear Dilma Rousseff como presidenta da Conferência.

Antes de deixar a conferência e passar a palavra ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, Dilma destacou que irá falar sobre a opinião do Brasil a repeito dos temas tratados na Rio+20 durante a abertura protocolar do encontro, agendada para as 16h desta quarta-feira.

(Com informações da Agência Brasil)

    Leia tudo sobre: rio20aberturaconferência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG