Hillary Clinton liderará delegação dos EUA na Rio+20

Secretária de Estado americana virá ao Rio no lugar do presidente Barack Obama

EFE |

EFE

AP
Secretária de Estados dos EUA virá em lugar do presidente Barack Obama

 A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, será a encarregada de liderar a delegação do país na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 , da qual não participará o presidente americano, Barack Obama.

Hillary representará os Estados Unidos na cúpula de chefes de Estado e de governo que será realizada na semana que vem no Rio de Janeiro, segundo informou nesta terça-feira (12) o Departamento de Estado em comunicado, no qual não detalhou o motivo da ausência de Obama.

Além de Hillary, viajarão a diretora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), Lisa P. Jackson, e o enviado especial desse país para Mudança Climática, Todd Stern, que liderará as negociações com outras nações. Veja entrevista do iG com Todd Stern .

Também virão ao Brasil a presidente do Conselho para a Qualidade Ambiental da Casa Branca, Nancy Sutley, e funcionários dos Departamentos de Estado, de Energia, do Tesouro e do Comércio, além do embaixador dos EUA no Brasil, Thomas A. Shannon.

Entenda o funcionamento da Rio+20

O secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, disse nesta segunda-feira no Rio que 134 chefes de Estado ou de governo se inscreveram para discursar na conferência, um recorde em eventos da ONU.

A Rio+20 acontece 20 anos depois da ECO92, na qual foram assinadas três convenções internacionais sobre mudança climática e biodiversidade, e a Agenda 21, que assentou as bases do desenvolvimento sustentável.

Numerosas delegações internacionais já estão no Rio, em cujas ruas já pode ser visto o desdobramento de 15 mil militares e policiais encarregados da segurança dos líderes e dos quase 50 mil participantes da reunião.

    Leia tudo sobre: RIO+20rio20eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG