Secretária de Estado americana virá ao Rio no lugar do presidente Barack Obama

EFE

Secretária de Estados dos EUA virá em lugar do presidente Barack Obama
AP
Secretária de Estados dos EUA virá em lugar do presidente Barack Obama

 A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, será a encarregada de liderar a delegação do país na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 , da qual não participará o presidente americano, Barack Obama.

Hillary representará os Estados Unidos na cúpula de chefes de Estado e de governo que será realizada na semana que vem no Rio de Janeiro, segundo informou nesta terça-feira (12) o Departamento de Estado em comunicado, no qual não detalhou o motivo da ausência de Obama.

Além de Hillary, viajarão a diretora da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), Lisa P. Jackson, e o enviado especial desse país para Mudança Climática, Todd Stern, que liderará as negociações com outras nações. Veja entrevista do iG com Todd Stern .

Também virão ao Brasil a presidente do Conselho para a Qualidade Ambiental da Casa Branca, Nancy Sutley, e funcionários dos Departamentos de Estado, de Energia, do Tesouro e do Comércio, além do embaixador dos EUA no Brasil, Thomas A. Shannon.

Entenda o funcionamento da Rio+20

O secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, disse nesta segunda-feira no Rio que 134 chefes de Estado ou de governo se inscreveram para discursar na conferência, um recorde em eventos da ONU.

A Rio+20 acontece 20 anos depois da ECO92, na qual foram assinadas três convenções internacionais sobre mudança climática e biodiversidade, e a Agenda 21, que assentou as bases do desenvolvimento sustentável.

Numerosas delegações internacionais já estão no Rio, em cujas ruas já pode ser visto o desdobramento de 15 mil militares e policiais encarregados da segurança dos líderes e dos quase 50 mil participantes da reunião.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.