Exposição fotográfica exibe imagens do fundo do mar

Mostra no Rio de Janeiro reúne 35 fotos captadas nos cinco oceanos do planeta

iG São Paulo |

Trinta e cinco fotos do fundo do mar poderão ser vistas na exposição “Oceanos”, inaugurada nesta quinta-feira (17), no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro. Os organizadores pretendem que os visitantes se sintam quase como um peixe ao circular pelas entre as imagens dos habitantes dos cinco oceanos da Terra.

As fotos foram tiradas durante a realização do filme “Océans”, de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud – longa coproduzido pela Disneynature, vencedor do César 2011 de melhor documentário. Entre as imagens de 0,75 cmx 0,50 cm ou 1,20 cm x 0,80 cm está a do elefante marinho da ilha de Guadalupe que deixou que a equipe chegasse muito perto dele.

Veja também:
Documentário "Oceanos" revela riqueza nunca vista das águas
Fotógrafo documenta criaturas luminosas no oceano
Expedição científica vai rastrear acidificação no Oceano Ártico

Há imagens do exótico peixe shrek, que é munido de monstruosos tumores que incham seu crânio e seu queixo. Há ainda situações praticamente inéditas ou esquecidas, como o empilhamento de milhares de caranguejos reunidos para mudança de pele no sul da Austrália. Os crustáceos cobrem o fundo do mar com um metro de espessura. “Últimas testemunhas de uma riqueza acabada, essas indescritíveis abundâncias eram comuns antes do homem industrial”, comenta Perrin. “E elas nos lembram que a ‘amnésia ecológica’ está nos atingindo, pois cada um considera a natureza que descobre em sua infância como original. Assim, de geração em geração, aceitamos o inaceitável empobrecimento, pois não podemos medir a extensão global do desastre”, completa.

“A vantagem desse conjunto de fotos em relação ao filme é que, além de inéditas, essas imagens, estáticas, prolongam a aventura da filmagem e permitem que o espectador leve o tempo que precisar para absorver as informações e a beleza do mundo subaquático”, explica Yann Lorvo, diretor geral da Aliança Francesa, que trouxe a mostra para o Brasil por ocasião da Rio+20 , conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, que acontece entre 13 e 22 de junho na cidade.

Serviço
Oceanos Centro Cultural Correios
Av. Visconde de Itaboraí, 20, Centro - Rio de Janeiro
de 17 maio a 1° de julho de 2012
Visitação aberta de terça a domingo, de 12h às 19h
Entrada franca 

    Leia tudo sobre: rio+20rio20oceanofotografiafotosfoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG