Capitais assinam 'Carta Rio pela Sustentabilidade'

Documento será apresentado em evento paralelo à Rio+20, em junho

AE |

selo

Os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras assinaram nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, a "Carta Rio pela Sustentabilidade", um documento contendo uma série de compromissos e recomendações com intuito de promover uma maior inserção do tema nas agendas governamentais. A carta será apresentada durante o C40, um fórum que reúne os prefeitos de 40 grandes metrópoles mundiais e será realizado no Forte de Copacabana em 17 de junho, em evento paralelo à Rio+20

"Não é só uma declaração de princípios, mas um compromisso de se desenvolver, através do planejamento das secretarias, programas que envolvam o desenvolvimento de bases sustentáveis e que levem as cidades brasileiras em direção à sustentabilidade", afirmou Carlos Alberto Muniz, vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro.

Infográfico: a cidade ideal

Entre os dias 15 e 18 deste mês, os secretários municipais estiveram reunidos no Rio para apresentar os resultados dos melhores projetos ambientais desenvolvidos nas capitais e discutir o papel dos governos locais na implantação de práticas sustentáveis. Ao final do encontro, elaboraram uma carta conjunta contendo sugestões de melhorias.

Veja a cobertura completa da C40 de 2011, em São Paulo

O documento assume o compromisso de organizar um banco de tecnologias virtual contendo iniciativas de sucesso e indicadores sociais, ambientais e econômicos dos governos locais. Propõe ainda a formulação de estudos técnicos permanentes para o combate dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

A carta também enfatiza a articulação entre os diversos órgãos públicos como forma de garantir projetos de infraestrutura sustentáveis, e promove o fortalecimento da educação ambiental, para sensibilizar a população e proporcionar uma mudança de comportamento dentro da própria sociedade.

    Leia tudo sobre: rio20rio+20conferêncianegociaçõesONUc40

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG