Ministra do Meio Ambiente comenta desistência do Parlamento Europeu

Izabella Teixeira participou de encontro com jornalistas sobre a Rio +20

Beatriz Merched, iG Rio de Janeiro |

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, secretário-executivo da Comissão Nacional para a Rio+20, conversaram com jornalistas na manhã dessa sexta-feira (11), no Solar da Imperatriz, no Jardim Botânico, zona sul do Rio sobre a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio +20.

Veja a cobertura completa sobre a conferência Rio +20, que acontece em junho

Um dos assuntos discutidos foi o recente cancelamento da vinda do parlamento europeu ao evento, e Izabella minimizou sua importância para a Rio+20. “O importante é: os países emergentes em peso estarão no Brasil", disse a ministra. “Ainda não podemos dar mais detalhes e nem dizer os nomes por uma questão de segurança. Esse é um acontecimento de interesse internacional e, até o momento, mais de 180 dos 193 países que integram a ONU já confirmaram que mandarão delegações”.

Izabella Teixeira também fez questão de lembrar: "Bush veio à Eco 92 e não assinou o documento daquela conferência até hoje", acrescentou referindo ao ex-presidente americano George Bush.

A decisão do Parlamento Europeu de não comparecer à Rio +20 foi justificada pelos coordenadores da Comissão de Meio Ambiente da instituição. Segundo eles, o gasto seria elevado e injustificável em período de crise.

Código Florestal

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, não escapou das perguntas sobre o Código Florestal durante evento da Rio +20. “Já disse publicamente que ainda estamos avaliando o texto do ponto de vista jurídico para saber se ele tem condições de ser aprovado ou não. O Código Florestal tem que atender a toda sociedade. Tem que ter soluções até para o pequeno agricultor desse país”, disse a ministra.

Izabella também adiantou que o ministério divulgará na próxima semana um documento com as mais recentes taxas de desmatamento da Amazônia. “São as menores em muitos anos”.

    Leia tudo sobre: rio+20rio20conferência ONU

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG