Tamanho do texto

Pesquisadores descobriram que bactéria presente nos esgotos provoca devastação de corais em região da Flórida

Bactéria presente no esgoto é causa de morte de corais
James W. Porter, University of Georgia
Bactéria presente no esgoto é causa de morte de corais
Uma doença humana é a causa da morte de corais no Caribe. Pesquisadores conseguiram provar, pela primeira vez, que bactéria presente em humanos é a causa da doença chamada white pox, que está devastando a população de corais na região. Eles identificaram que a cepa da bactéria Serratia marcescens nos corais é a mesma dos esgotos de Florida Keys.

“O coral caribenho elkhorn era o mais comum na região. Nos últimos cinco anos perdemos cerca de 90% dele não só por causa da doença white pox mas também por causa do aumento da temperatura do mar e da acidificação dos oceanos. A doença é uma causa muito importante na perda dos corais”, disse ao iG Kathryn Sutherland, do Rollins College e autora do estudo publicado hoje no periódico científico Plos One .

A doença é caracterizada por lesões circulares na superfície das colônias infectadas, há perda de tecidos e o coral acaba morrendo. Em humanos, a bactéria está associada a infecções hospitalares, provocando feridas no pulmão e no sistema urinário, que levam a pneumonia e meningite.

Kathryn e mais dois colegas haviam descoberto, em 2002, que a bactéria era a responsável pela doença white pox. De lá para cá eles fizeram uma série de análises para determinar a origem da Serratia marcescens . Para isto, analisaram amostras de esgoto da região, gaivotas e outros animais como lesmas. O resultado foi que a única cepa desta bactéria encontrada nos esgotos era a mesma dos corais.

Para se certificar, os pesquisadores pegaram amostras de corais e, em um laboratório, introduziram a cepa encontrada em seres humanos. Neste experimento, os corais apresentaram white pox em apenas 5 dias, o que confirmou a origem da doença nos corais.

“Seres humanos são a fonte da devastação dos corais caribenhos. A boa notícia é que temos uma solução para este problema. Temos a tecnologia necessária para tratamento do esgoto. Só é preciso fazer o investimento”, disse Kathryn.

A doença white pox só atinge os corais do Caribe, mas Kathryn não descarta a possibilidade de que outras doenças em corais de outras partes do mundo sejam provocadas por agentes patogênicos em humanos. “Existem 20 doenças em corais, e até agora só sabemos a causa de cinco delas”, disse.