O professor Jacob Palis foi agraciado pela premiação italiana por suas contribuições na teoria matemática de sistemas dinâmicos

Matemático Jacob Paulis foi um dos vencedores do prêmio Balzan
Divulgação
Matemático Jacob Paulis foi um dos vencedores do prêmio Balzan
O matemático brasileiro Jacob Palis foi um dos vencedores do prêmio Balzan, premiação científica anunciada hoje (6) na Itália. Palis é professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Rio de Janeiro, e foi agraciado com 750 mil francos suíços, ou cerca de R$ 1,3 milhão, por sua contribuição à teoria de sistemas dinâmicos.

O pesquisador japonês Shinya Yamanaka, que conseguiu dar a células adultas características de células-tronco embrionárias, foi o outro vencedor do prêmio Balzan. A pesquisa de Yamanaka, de acordo com a organização, poderia eventualmente levar à cura de lesões da medula espinhal e outras doenças.

O prêmio de humanidades foi para dois europeus: o historiador italiano Carlo Ginzburg, o pai da micro-história (o estudo do passado com base em um enfoque em pequena escala), por suas contribuições para o estudo das pessoas comuns na Europa, e o alemão Manfred Bauneck, por seus trabalhos sobre a história do teatro europeu.

Cada vencedor ganhará 750 mil francos suíços. O prêmio foi reduzido de 1 milhão de francos suíços devido a uma menor rendimento dos investimentos da instituição. O prêmio será entregue no dia 19 de novembro em uma cerimônia em Roma.

A metade do montante recebido deve ser destinada para trabalhos de pesquisa, preferencialmente envolvidos em escola básica e pesquisa.

A Fundação Balzan, localizada em Milão e Zurique, foi criada pela família do jornalista italiano Eugênio Balzan, que fugiu de sua pátria para a Suíça em 1930 para se opor a pressão fascista.

Cada ano a premiação escolhe um tema diferente. No próximo ano os premiados serão das áreas de História Antiga, Iluminismo, Biologia Teórica e estudos sobre o início do universo.

(Com informações da AP)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.