Mais de 2 milhões de crianças são vacinadas, aponta balanço parcial

SÃO PAULO - O primeiro balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, divulgado às 13h deste sábado, indica que 2,7 milhões de crianças menores de cinco anos já tomaram a dose da vacina que protege contra a paralisia infantil, em todo o País. Isso representa 17,05% em relação à população total de crianças nessa faixa etária - 15,8 milhões. A vacinação terminou às 17h de hoje.

Redação |

Em São Paulo, a secretaria de Saúde contabilizou 1,9 milhões de crianças vacinadas até às 15h nos 645 municípios do Estado. São 14 mil crianças a mais do que no ano passado, de acordo com o governo. No Estado, a campanha vai até o domingo .

Na avaliação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, os dados são positivos e indicam que a meta será alcançada. Os dados correspondem às informações repassadas ao Ministério da Saúde por Estados e municípios até 12h40 deste sábado e refletem o ritmo da campanha nas primeiras horas do dia.

Para alcançar a meta de 15,8 milhões, que é 10% maior que a de 2007, foram investidos R$ 11,7 milhões na compra de 28 milhões de doses da vacina. Outros R$ 5,8 milhões foram repassados a Estados e prefeituras para gastos operacionais. Mais de 344 mil funcionários públicos e voluntários serão mobilizados para a campanha, atendendo a população.

O fato de o Brasil não registrar casos de paralisia desde 1989 fez com que, em 1994, a Organização Mundial da Saúde desse ao País o certificado de erradicação da doença.

"É preciso lembrar que todas, absolutamente todas as crianças de 0 a 5 anos devem receber a vacina", disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna.

O secretário acrescentou que só não devem ser imunizadas crianças que tenham algum tipo de deficiência imunológica, como câncer ou aids, e que são tratadas com corticosteróide (corticóide), antimetabólicos, radiação ou qualquer terapia imunossupressora (imunodepressora).

    Leia tudo sobre: vacinação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG