Lua de Júpiter pode esconder grandes lagos sob o gelo

Cientistas acreditam que água abaixo da superfície da lua representaria possível local de vida

iG São Paulo |

University of Texas at Austin
Concepção artística do "Grande Lago", na lua Europa de Júpiter
A lua Europa, que orbita o planeta Júpiter, pode esconder um corpo hídrico do tamanho dos Grandes Lagos da América do Norte, anunciaram astrônomos esta quarta-feira (16) em estudo publicado na revista científica Nature.

Cientistas agora aguardam a confirmação dos dados pela missão com robôs à lua de Júpiter, anunciada na lista de candidatos de futuras missões da Nasa. A descoberta é animadora, já que a água é um dos componentes chave da vida.

Os dados sugerem que há uma troca significativa entre a cobertura de gelo da lua Europa e a profundeza do oceano. Esta informação poderia apoiar argumentos de que toda a parte abaixo da superficie da lua representa um possível habitat para a vida em outro lugar do sistema solar.

Indícios de água geram otimismo por vida em outros planetas
Climatologistas consideram exoplaneta potencialmente habitável
Cientistas estudam atmosfera de exoplaneta parecido com a Terra
Descoberto planeta habitável fora do Sistema Solar
Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra, rico em água

"Os dados nos abrem possibilidades", disse Mary Voytek, diretora do Programa de Astrobiologia da Nasa. "No entanto, cientistas vão precisar de uma análise mais profunda e revisar os dados antes que possam avaliar com maior precisão o que, de fato, os resultados implicam", disse.

Com sua cobertura branca e gelada refletindo o distante Sol, Europa é o segundo satélite mais próximo de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Fotos dela, enviadas pela sonda Galileu durante exploração feita entre 1995 e 2003, mostram uma superfície castigada, marcada por rachaduras e gelo remexido.

Tentando compreender como uma topografia tão incomum se desenvolveu em um lugar tão obscuro, os cientistas acreditavam que a resposta poderia ser encontrada em processos similares aos observados na Terra.

(Com informações da AFP)