Linguistas descobrem língua em extinção na Índia: o koro

A língua não tem registro escrito e corre risco de extinção, já que é falada por apenas cerca de 800 pessoas

AFP |

© AP
Kachim, que fala a lingua em extinção Koro, se comunica com a equipe da National Geographic
Uma equipe de linguistas identificou em uma região isolada do nordeste da Índia uma língua que era totalmente desconhecida da ciência até hoje, o koro, informaram os especialistas nesta terça-feira (5) em um comunicado.

A língua não tem registro escrito e corre risco de extinção, já que é falada por apenas cerca de 800 pessoas, das quais poucas têm menos de 20 anos.

O koro pertence à família linguística tibeto-birmanesa, que reúne por volta de 400 línguas e dialetos, entre elas o tibetano e o birmanês. Os linguistas responsáveis pela descoberta faziam parte de uma expedição da National Geographic para um projeto de identificação e preservação do patrimônio linguístico mundial batizado "The Enduring Voices" (Vozes que perduram).

Embora na Índia sejam faladas 150 línguas tibeto-birmanesas, os linguistas conseguiram identificar apenas uma que podia ser definida como próxima ao koro.

A equipe, liderada por Gregory Anderson, diretor do Instituto de Línguas Vivas e em Perigo do Oregon (noroeste dos Estados Unidos) e por Gary Harrison, professor de Linguística do Swarthmore College (Pensilvânia, leste), tinha escolhido a isolada região do estado de Arunachal Pradesh, no nordeste da Índia, conhecida pela riqueza e pela diversidade de suas línguas.

"Do ponto de vista puramente quantitativo, o koro é uma língua a mais para a lista de 6.909 línguas registradas até hoje no mundo", indicou Harrison em um comunicado.

Apesar disso, acrescentou, "a contribuição linguística do koro é de fato muito maior, porque esta língua oferece uma perspectiva inteiramente diferente em matéria de história, mitologia, tecnologia e gramática".

O artigo sobre a nova língua identificada será publicado na revista Indian Linguistics.

    Leia tudo sobre: índialingua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG