Ligres, híbrido de leão e tigre, nascem em zoológico de Taiwan

Filhotes podem chegar a 3,65 m de comprimento, o maior tamanho entre felinos

Maria Fernanda Ziegler, iG São Paulo |

AFP
Ligrinhos de Taiwan: proprietário de zoo terá de pagar multa de US$1.600 por desrespeitar vida selvagem
Dois filhotes de ligre, híbrido de leão e tigre, nasceram neste domingo (15) no zoológico The World Snake King Education Farm, em Tainan, Taiwan. A fazenda é a primeira no país a conseguir o cruzamento das duas espécies. O proprietário do zoológico, no entanto, terá de pagar multa por violação das regras da vida selvagem, mesmo sob argumentação de que os animais dividiam a mesma jaula há três anos e que até então a tigresa nunca havia emprenhado. Três filhotes nasceram no domingo, mas um deles morreu logo após o parto.

De acordo com o site do jornal inglês Telegraph , existem apenas 10 espécimes de ligres vivos no mundo. Um dos mais conhecidos é Hercules, ligre reconhecido pelo Guiness Book como o maior do mundo, com 3,65 metros e pesando 408 kg.

AP
Híbridos podem medir até 3,65 m de comprimento. Na foto, Ping Ping, um ligre adulto que vive em zoo na China
Como nascem os ligres
O ligre é o resultado do cruzamento entre um leão macho e uma tigresa. O animal quando adulto fica ainda maior que seus pais. “Os genes que inibem o crescimento são herança materna nos leões e paterna, nos tigres. Por causa disto, os ligres não têm este inibidor de crescimento”, disse Roberto Vilela, biólogo do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo. Quando o cruzamento é feito entre tigres machos e leoas, gerando os chamados “tigreões”, não ocorre este tipo de problema.

O cruzamento de leões e tigres não acontece fora de cativeiro, pois os animais não convivem na natureza. Segundo Vilela, muitos países proíbem este tipo de cruzamento por questões éticas. No Brasil, a legislação também não permite a produção de híbridos entre espécies nativas. Geralmente os ligres são estéreis, principalmente os machos.

    Leia tudo sobre: ligreleãotigre

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG