Lançado concurso de fotos e vídeo de raios

País é campeão mundial na incidência de raios com cerca de 60 milhões de descargas por ano

AE |

selo

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), anunciou hoje (16) a abertura do primeiro concurso de fotos e vídeos de raios no Brasil, país campeão mundial em incidência do fenômeno com cerca de 60 milhões de descargas por ano. De acordo com a assessoria do Elat, apesar da grande incidência ainda são poucas as imagens de raios disponíveis no Brasil. O grupo explica que o intuito é documentar o fenômeno, "que é diferente nas diversas regiões do país". Para isso, o Elat está recebendo fotos e vídeos de raios para o concurso "Momento Único - A Melhor Foto e Vídeo de Raios no Brasil".

Poderão se inscrever fotógrafos e cinegrafistas amadores ou profissionais de todo o país. O regulamento está disponível na página do Elat . Os ganhadores do melhor vídeo e melhor foto serão anunciados na solenidade de abertura da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), a maior conferência mundial sobre o tema, que acontece desde 1954 e que será realizada pela primeira vez no hemisfério sul, na cidade do Rio de Janeiro, de 7 a 12 de agosto.

Os vencedores receberão uma passagem de ida e volta para o Rio e participarão do coquetel e solenidade de abertura.O banco de imagens do concurso irá compor cenas do primeiro filme documentário sobre os raios no Brasil. O filme "Fragmentos de Paixão - Que Raio de História", que está sendo realizado pelo ELAT e será lançado em fevereiro de 2012. As gravações começam em agosto deste ano e irão contemplar os raios, no contexto da história, cultura e ciência nacional. A equipe deverá viajar por mais de 10 cidades de todas as regiões do Brasil.

    Leia tudo sobre: raioinpeconcurso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG