Lagartos sem patas não têm relação evolutiva com cobras

Análise de fóssil de 47 milhões de anos mostrou que grupo de lagartos evoluiu de outro grupo de répteis de patas pequenas

Maria Fernanda Ziegler, iG São Paulo |

Robert Reisz
Fóssil de 47 milhões de anos revelou que lagartos sem patas não têm parentesco com cobras
A descoberta, na Alemanha, de um fóssil de 47 milhões de anos está ajudando a revelar a origem de um grupo de lagartos que não tem patas, os anfisbenas. Eles são chamados de cobra-cega ou cobra-sem-cabeça, por conta de sua semelhança inequívoca com serpentes.

Mas o novo fóssil deu a primeira comprovação anatômica de que estes animais não estão relacionados evolutivamente com as cobras, mas com outro grupo de lagartos que têm quatro pequenas patas, os lacertidae , e que foram perdendo os membros ao longo da evolução.

As origens dos lagartos sem patas e as relações evolutivas com as cobras eram controversas e pouco compreendidas até hoje. Estudos genéticos sugerem que as cobras são aparentadas aos lagartos e iguanas e alguns cientistas sugeriram que as anfisbenas poderiam ser uma possível elo para a relação evolutiva entre cobra e lagartos, uma vez que estes lagartos parecem cobras, embora tenham crânios muito diferentes.

Mas este possível elo foi descartado com o novo estudo. A análise do fóssil, que recebeu o nome de Cryptolacerta hassiaca , mostrou que os lagartos sem patas são mais estreitamente relacionados aos lacertidae, tendo um ancestral comum. “Uma coisa realmente interessante sobre esta descoberta é que estes lagartos perderam seus membros de maneira semelhante ao que aconteceu com as cobras, através da evolução, mas seguiram linhas separadas”, disse ao iG o professor da Universidade de Toronto, no Canadá e autor do estudo Robert Reisz.

O estudo também mostrou que o Cryptolacerta tem o mesmo crânio reforçado que outras espécies de lagartos e que ambos são mais próximos evolutivamente com os lacertidae , enquanto cobras são  aparentadas com outros lagartos como o Dragão de Komodo.

Leia mais:
Lagarto sem olhos e sem patas é descoberto no Camboja

    Leia tudo sobre: evolução Lagarto sem patas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG