Knut será empalhado, diz zoológico de Berlim

Ativista de direitos animais sugere que morte de urso polar celebridade foi combinação de stress, incesto e doenças hereditárias

iG São Paulo |

Knut, o urso polar mais famoso do mundo, será admirado por seus fãs para sempre. O zoológico de Berlim anunciou que empalhará o animal, morto no sábado (19), e o colocará em exposição no Museu de História Natural da cidade, informou a agência de notícias DAPD. A necropsia, realizada para descobrir a causa da morte prematura de Knut, foi acompanhada de perto por um taxidermista para prevenir danos ao pelo e corpo.

Resultados preliminares da necropsia revelaram alterações no cérebro do urso , embora outros órgãos não exibam alterações consideráveis. Segundo o New York Post, a causa oficial da morte foi afogamento – Knut se contorceu algumas vezes e em seguida caiu no laguinho de sua jaula. O jornal especula se as alterações cerebrais podem ser resultado de um tumor cerebral ou demência, que poderiam ter causado os espasmos. 

Incesto
O ativista de direitos animais Frank Albrecht, que sugeriu a castração do urso , disse ao jornal que a morte de Knut podia ser uma combinação de stress, incesto e doenças hereditárias.

O urso polar era constantemente intimidado pelas fêmeas com quem dividia seu cercado – inclusive sua mãe, Tosca, que o rejeitou quando nasceu. Albrecht contou que o pai de Knut, Lars, já foi fruto de procriação consangüínea, e animais de sua linhagem eram conhecidos por problemas neurológicos – uma fêmea da qual descendia morreu da mesma maneira e com a mesma idade, em 1975.

Desde sua morte de Knut, centenas de pessoas foram ao zoológico de Berlim prestar homenagens ao urso e também para assinar o livro de condolências. Pessoas de todo o mundo também postaram mensagem via Twitter e Facebook. “Nós recebemos condolências de toda a parte do mundo: Austrália, Nova Zelândia, Honolulu”, disse o tratador Heiner Kloes.

A porta-voz do zoológico, Claudia Beinek disse que foi necessário criar um livro de condolência online para atender aos fãs que não moram em Berlim. Além do empalhamento, o zoológico pretende erigir uma estátua de Knut, ainda filhote, no local.

(Com informações da AP)

    Leia tudo sobre: knuturso polarberlim

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG