Irã coloca satélite em órbita, diz TV estatal

Irã coloca satélite Rasad 1 será usado para transmitir imagens e previsões meteorológicasem órbita, diz TV estatal

Reuters |

AFP
Irã lançou segundo satélite construído pelo país
O Irã lançou com êxito ao espaço nesta quarta-feira o satélite Rassad-1, que passou a orbitar a Terra a 260 km de distância, informou a TV iraniana Al Alam.

"O satélite foi lançado pelo foguete Safir e já foi capaz de fotografar a Terra", disse o canal de TV.

Rassad, como o próprio nome diz em árabe, é um satélite de observação, construído pela Universidade Malek Ashtar, de Teerã, que é um órgão ligado aos Guardas da Revolução - exército ideológico do regime iraniano.

O lançamento havia sido anunciado para agosto de 2010, mas foi adiado para esta quarta-feira.

O Irã prevê lançar em breve outro satélite, denominado Farj (Amanhecer), um aparato de reconhecimento construído pela empresa Sa-Irã, sob o controle do Ministério da Defesa. Este satélite, de 50 kg, é abastecido por painéis solares que lhe conferem uma vida útil de 18 meses.

Segundo informações da TV, o foguete Safir é capaz de colocar um satélite de 50 kg em órbita a até 450 km de altitude.

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad havia anunciado em fevereiro o lançamento de vários satélites até março de 2012.

O programa espacial do Irã, que lançou seu primeiro satélite em fevereiro de 2009 com o foguete Safir-2, preocupa o mundo ocidental, que teme que Teerã utilize essa tecnologia para fins militares.

O Irã, no entanto, nega que o país pretenda construir armas atômicas ou mísseis capazes de levar ogivas nucleares à longa distância.

    Leia tudo sobre: espaçoIRASATELITEORBITA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG