Infusão de sal pode ser remédio para células danificadas

Solução ajudou a regenerar caudas amputadas em girinos. Mecanismo ainda tem que ser melhor estudado

The New York Times |

The New York Times
Na foto, as caudas de girinos antes e depois da infusão de sal
Parece que um pouco de sal realmente pode fazer bem ao corpo, especialmente a uma cauda.
Uma infusão de sódio ajudou girinos a regenerar caudas amputadas, segundo um artigo publicado em “Journal of Neuroscience”.

A descoberta é importante porque estudos adicionais poderiam ajudar os cientistas a desenvolver tratamentos médicos para lesões na medula espinhal ou para a perda de membros em humanos, escreveram os autores do estudo.

Os cientistas administraram um medicamento aos girinos que gerava um influxo de íons de sódio às células danificadas.

Eles descobriram que um estímulo salino gerava regeneração, caso aplicado até 18 horas depois da amputação.

Os tecidos geralmente não se regeneram tantas horas depois da lesão, e particularmente depois de cicatrizado.

Embora os girinos jovens possam regenerar naturalmente caudas perdidas, essa habilidade diminui com a idade. Os íons de sódio parecem reativá-la, disse Michael Levin, biólogo da Universidade Tufts e um dos autores do estudo.

Um canal específico de íons nos girinos, chamado de NaV1.2,é responsável pode transportar o sódio até as células danificadas com a finalidade da regeneração, os pesquisadores descobriram.

Quando esse canal é bloqueado, inibindo o sódio que de outra forma viajaria naturalmente às células danificadas, ocorre a falência regenerativa.

Se um tratamento regenerativo puder ser desenvolvido para humanos, isso transformaria o campo da medicina. Crianças conseguem naturalmente fazer nascer um dedo novamente, mas adultos não.

Estudos adicionais também são necessários para compreender por que o sal gera essa regeneração, além de quais os potenciais efeitos colaterais de uma infusão de sódio.

Leia tudo sobre: regeneração de tecidossalgirinos