Índia coloca cinco satélites em órbita

O país lançou nesta segunda-feira (12/07) cinco satélites, três meses depois do fracassado foguete que caiu minutos após decolar

AFP |

O Centro Indiano de Pesquisas Espaciais (ISRO) indicou que um dos satélites é um dispositivo avançado de detecção remota denominado Cartosat 2-B e que outro foi colocado em órbita para a Argélia. Os outros três são satélites experimentais da Índia, Canadá e Suíça. Todos foram colocados em órbita polar. O lançamento foi realizado da base de Sriharikota, 80 km a nordeste de Chennai (sul do país).

As ambições espaciais da Índia sofreram um golpe em abril quando um lançador com motores criogênicos caiu no Golfo de Bengala pouco depois de decolar, por causa de uma falha em seus componentes.

A Índia pretende realizar seu primeiro voo espacial tripulado em 2016 e obter uma parte substancial no multimilionário mercado de lançamento de satélites comerciais.

O país asiático iniciou seu programa espacial em 1963 e tem reduzida dependência de outros países neste campo, pois,  desenvolve seus próprios satélites e lançadores.

    Leia tudo sobre: FogueteÍndiaCartosat 2-B

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG