Homem de Neandertal já cozinhava alimentos e comia vegetais

Estudo de dentes fossilizados apresenta nova visão sobre evolução do homem

AFP |

O homem de Neandertal, que desapareceu há 30.000 anos, não se nutria exclusivamente de carne, mas também de vegetais e cozinhava os alimentos, a exemplo do homem moderno, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira (27). Segundo pesquisas anteriores, o homem de Neandertal era principalmente um caçador que se alimentava de carnes, o que teria precipitado sua extinção.

Os primeiros homens modernos, com os quais ele coexistiu durante cerca de 10.000 anos puderam sobreviver, de acordo com as hipóteses apresentadas até então, adaptando-se mais a fontes de alimentos diferentes da carne, isto é, consumindo vegetais, peixes e frutos do mar, de acordo com o local onde se encontravam.

O novo estudo, publicado no periódico científico da Academia Americana de Ciências (PNAS) foi efetuado a partir de análises de partículas de alimento presentes nas placas de tártaro provenientes de dentes fossilizados do Homem de Neandertal, descobertos em sítios arqueológicos no Iraque e na Bélgica.

O estudo apresenta uma nova visão sobre como era a vida do Homem de Neanderthal. Os cientistas, coordenados por Dolores Piperno, do Departamento de Antropologia do Museu Smithsonian de História Natural, descobriram grãos de amido provenientes de numerosas plantas, entre elas uma erva selvagem, traços de legumes diferentes, de raízes e tubérculos. Os pesquisadores observaram que alguns destes alimentos passaram por modificações físicas correspondentes à cocção, notadamente grãos de amido, o que pode significar que o Homem de Neandertal dominava o fogo, como os primeiros homens modernos.

Os dentes continham igualmente traços de partículas de tâmara e de amido proveniente de muitos outros vegetais que ainda precisam ser identificados pelos cientistas. Nenhum artefato de pedra indica, no entanto, que o homem de Neandertal usava utensílios para moer os grãos, o que leva a acreditar que eles não praticavam algum tipo de agricultura sistemática.

Leia tudo sobre: EUAantropologiaEuropaX%