Geofísico Jack Oliver morre aos 87 anos

Causas da morte do pesquisador da Universidade de Cornell ainda não foram descobertas

ASSOCIATED PRESS |

John "Jack" Oliver, geofísico especializado em placas tectônicas e em como usar ondas sísmicas para explorar a crosta da Terra, morreu aos 87 anos. Oliver morreu na última quarta-feira (5), de acordo com a funerária de Ithaca, Nova York. A causa da morte ainda não foi descoberta. Oliver era professor emérito da Universidade de Cornell (EUA).

Oliver conquistou o bacharelado e o mestrado em Física e um doutorado em Geofísica na Universidade de Columbia. Depois, ele se tornou chairman do Departamento de Ciências Geológicas na Universidade de Cornell. De acordo com informações da família, Oliver estava concentrado em pesquisar a geologia continental e como usar a tecnologia sísmica para explorações.

Oliver foi diretor e fundador do Instituto para os Estudos sobre os Continentes e, junto com seu colega Sidney Kaufman, estabeleceu um consórcio para explorações utilização a técnica de reflexão por sísmos. Ele também foi membro da Academia Nacional de Ciências e presidente da Sociedade de Sismologia da América e Sociedade de Geologia da América.

Entre seus prêmios, Oliver recebeu a medalha de ouro Kaufmann da Sociedade de Explorações Geofísicas em 1983 e a maior honra da Sociedade de Geologia da América, a medalha Penrose, em 1998.

    Leia tudo sobre: geofísicaplacas tectônicas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG