Forma em espiral capta esvaziamento de estrela

Imagem do telescópio Hubble mostra a simetria geométrica rara no espaço

iG São Paulo |

NASA
Imagem do telescópio Hubble mostra nebulosa IRAS 23166 1655 na constelação de Pégasus

A imagem captada pelo telescópio espacial Hubble, divulgada hoje pela Nasa, mostra uma das mais perfeitas formas geométricas já criadas no espaço. Ela mostra a formação rara de uma nebulosa, chamada IRAS 23166+1655, ao redor da estrela LLPegasi (também chamada de AFGL 3068), na constelação de Pégasus.

A imagem mostra ainda o que parece ser um padrão de espiral estreito em torno da estrela, escondido por uma poeira grossa. O padrão espiral sugere origem regular e periódica da nebulosa. O material que forma o espiral está se movendo para fora a cerca de 50.000 km/h.

LL Pegasi é um sistema binário de duas estrelas -- o espiral indica que uma delas está se esvaziando. O espaçamento entre as camadas da espiral deve refletir diretamente o período orbital do binário, que é estimado em 800 anos.

A criação e formação de uma nebulosa planetária é uma intrigante área da evolução estrelar. Estrelas com massa entre a metade do Sol e até oito vezes mais que o Sol não explodem como supernovas no fim de sua vida. Ao invés disto, têm um fim mais gradual, quando as camadas de gás exterior são derramadas pelo espaço, criando estruturas que se parecem com pinturas dramáticas em aquarela. IRAS 23166+1655 acabou de entrar neste processo.

    Leia tudo sobre: nasahubbleespaçopégasus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG