Célula de silício desenvolvida por cientistas do MIT promete energia a custos baixos

A
Dominick Reuter/Reprodução
A "folha artificial" simula a fotossíntese, é pequena e feita com materiais baratos
Cientistas americanos desenvolveram uma "folha artificial" que transforma a luz do sol em um combustível químico capaz de ser armazenado e usado posteriormente, segundo um estudo publicado esta sexta-feira na revista científica Science.

Quando colocada em um contêiner com água, a célula solar de silício - equipada com materiais catalíticos nas duas faces - produz bolhas de oxigênio de um lado e bolhas de hidrogênio do outro, que podem ser separadas e coletadas.

Veja o infográfico do iG sobre energias alternativas

Os gases alimentam então uma célula combustível, que os recombina dentro d'água, enquanto gera uma corrente elétrica, explicou o chefe das pesquisas, Daniel Nocera, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).

O artigo da Science dedicado ao dispositivo também foi assinado por seis cientistas da empresa especializada em energia solar Sun Catalytix, fundada por Nocera.