Foguete Ariane decola com cargueiro automático ATV-3 para ISS

Cargueiro vai abastecer a Estação Espacial Internacional

AFP |

Um foguete Ariane 5 decolou à 01H34 local desta sexta-feira (mesmo horário de Brasília) de Kurú levando a bordo o terceiro cargueiro automático europeu, ATV Edoardo Amaldi, que deve abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

"Missão cumprida", disse o presidente de Arianespace, o francês Jean-Yves Le Gall, ao comentar o lançamento do Ariane 5-ES, a versão mais pesada do lançador.

Leia também:
Arianespace prepara 13 lançamentos de foguetes para este ano

Foguete Vega é lançado pela primeira vez

Trata-se de "um novo êxito com um lançamento em órbita perfeito do ATV", que se separou do foguete uma hora depois de seu lançamento, acrescentou.

O veículo de carga automático ATV Edoardo Amaldi iniciou uma longa viagem para se acoplar à Estação Espacial Internacional na madrugada de 29 de março, indicou Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia (ESA).

O ATV-3 pesa 20 toneladas, que incluem 6,6 toneladas de frete (alimentos, água, materiais) destinadas aos seis astronautas que se encontram a bordo da estação orbital, habitada permanentemente desde 2000 a cerca de 400 km de altitude.

"Para o sucesso ainda é preciso esperar", disse Dordain.

"Trata-se do início de uma longa viagem do ATV Edoardo Amaldi no espaço, mas é um bom começo", acrescentou o diretor-geral da ESA.

"Há outras etapas críticas. Em particular o encontro com a ISS na madrugada de 29 de março", e a missão do ATV terminará em cinco meses, quando se desintegrar na atmosfera terrestre, disse Dordain.

    Leia tudo sobre: espaçofoguetearianeiss

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG