Filhote de baleia-franca encalha já morto em SC

Pesquisadores atestam que macho tinha hematomas e marcas de colisão com embarcação, fatores que provocaram morte

Agência Estado |

Um filhote de baleia-franca encalhou já morto na Praia de Campo Bom, município de Jaguaruna, a 157 quilômetros de Florianópolis (SC). Pesquisadores do Projeto Baleia Franca foram chamados ao local para coletar amostras do cetáceo para exames.

"O filhote era um macho, que media 44,3 metros de comprimento. Ele já encalhou morto, com hematomas e marcas de colisão com embarcação, o que provavelmente provocou sua morte", explica Karian Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca.

Na última quarta-feira, durante o sobrevoo realizado pelo Projeto Baleia Franca e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o biólogo Paulo Flores, do Centro Mamíferos Aquáticos, fez o registro fotográfico de 36 filhotes entre as 102 baleias avistadas. O total de cetáceos presentes na costa brasileira faz com que o número de óbitos de filhotes desta temporada ainda esteja de acordo com o esperado.

As baleias-francas, ao contrário de outras espécies, têm hábitos costeiros e dificilmente encalham, exceto quando já estão doentes ou mortas. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

    Leia tudo sobre: baleia-francamamíferos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG