EUA: congresso aprova orçamento da Nasa e inclui voos comerciais

Um novo enfoque foi definido para a NASA nos próximos anos; foi adicionado no programa o lançamento de um ônibus espacial em 2011

AFP |

NASA
Discovery antes de sua missão final: Congresso aprovou mais um voo dos ônibus espaciais
O Congresso dos Estados Unidos aprovou, após a última votação na Câmara de Representantes na noite de quarta-feira (29), o orçamento de 2011 da Nasa, que prevê uma verba para o desenvolvimento de voos comerciais e um voo adicional para o programa de ônibus espaciais.

Os congressistas aprovaram o texto por 304 votos contra 118 durante a última série de votações na quarta-feira, antes do recesso para as eleições legislativas de 2 de novembro.

O Congresso definiu, com o texto de compromisso entre as duas Câmaras e o governo Obama, um novo enfoque para a Nasa para os próximos anos. O orçamento prevê quase 60 bilhões de dólares até 2013.

O texto, já aprovado no Senado e que será enviado ao presidente Barack Obama para a promulgação, inclui o lançamento adicional de um ônibus espacial em 2011, após os dois voos que ainda restam programados.

Também prevê ajudas ao setor privado para o desenvolvimento de foguetes comerciais para colocar astronautas e cargas em órbita.

O orçamento projeta ainda o desenvolvimento de um novo foguete pesado, crucial para o envio de astronautas a um asteróide ou para Marte, mas também para a Estação Espacial Internacional (ISS). 

    Leia tudo sobre: nasacongresso americanovoo comercialespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG