Estudo mostra que fãs de balé sentem movimentos feitos por bailarinos

Cérebro dos espectadores apresenta resposta muscular específica similar à de dançarinos experientes

The New York Times |

Getty Images
Medição da atividade cerebral dos espectadores de dança mostrou que cérebro mimetiza reações dos dançarinhos
Pesquisadores descobriram que os amantes do balé podem "realmente sentir que estão dançando" quando assistem a uma apresentação, após medirem a atividade cerebral de espectadores experientes.

Nas descobertas publicadas na atual edição da revista PLoS One, os cientistas afirmam que o cérebro dos espectadores apresentou resposta muscular específica similar à de dançarinos experientes _ mesmo que "eles fossem obviamente incapazes de realizar os movimentos", nas palavras de Corinne Jola, uma das autoras e neurocientista cognitiva na Universidade de Surrey, na Inglaterra.

Os pesquisadores focaram o trabalho em um músculo chamado músculo extensor do carpo, que conecta o braço à mão. Esse é um músculo com o qual os bailarinos aparentemente contam, afirmou Jola.

Eles utilizaram um método chamado de estimulação magnética transcraniana para medir a atividade cerebral dos espectadores de dança.

Eles também estudaram a atividade cerebral de espectadores experientes de uma forma de dança clássica indiana chamada Bharatanatyam. Essa dança utiliza complexos gestos manuais, e, por essa razão, eles mediram as respostas dos músculos dos dedos.

Mas, no caso da forma de dança indiana, não houve uma resposta motor especificamente muscular, afirmou Jola.

Ainda não se sabe ao certo, mas é possível que haja uma diferença entre os estilos de dança.

"O balé é uma dança formal", afirmou. "Mesmo sendo clássica, a dança indiana tem diversas ações gestuais e isso pode levar o espectador a sentir que é capaz de compreender a narrativa com facilidade."

Além disso, ainda que fossem experientes, os espectadores da dança indiana frequentemente assistiam as apresentações em ambientes mais casuais _ pela televisão ou em festas, afirmou Jola.

Leia mais:
Ritual sobre brasas faz corações baterem em sincronia
Dança das abelhas imita conexões neurais, revela estudo
Cientistas identificam passos de dança que tornam homem atraente

O balé, por outro lado, é apreciado ao vivo, na maior parte das vezes. Uma situação com dança ao vivo pode não ter estimulado de forma precisa o que os espectadores de música indiana estão acostumados a sentir.

    Leia tudo sobre: dançabalécérebro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG