Estudo descobre origem de formiga supersoldado

Embora todas as formigas do gênero Pheidole tenham material genético para desenvolver supersoldados, casta é rara na natureza

iG São Paulo |

Alex Wild/alexanderwild.com]
Formiga soldado e supersoldado marcham para defender o formigueiro

A formiga supersoldado, com cabeça enorme que bloqueia a entrada dos formigueiros e guerreia como nenhuma outra é rara. Apenas duas espécies a desenvolvem naturalmente. Porém, pesquisadores descobriram que todas as formigas do gênero Pheidole tem material genético necessário para que as superformigas se desenvolvam. O estudo mostrou a existência de um ancestral comum em todas as espécies de Pheidole que garante este gene.

Para entender o motivo de as superformigas serem tão raras, pesquisadores combinaram estudos de análise de campo, manipulação hormonal, expressão genética e análises árvore filogenética de dinossauros e aves -que apresenta as relações evolutivas entre as espécies com um ancestral comum.

As larvas são postas de maneira igual pela rainha, mas fatores ambientais determinam que tipo de casta nascerá. “Quando a rainha põe o ovo dependendo da temperatura, nasce uma rainha, se não uma operária. E se recebe nutrição apropriada ela pode se desenvolver com o um soldado ou uma operária”, disse Ehab Abouheif da Universidade McGill, no Canadá, e um dos autores do estudo publicado no periódico científico Science.

Leia mais:
Sequenciado o genoma de quatro espécies de formiga
Formigas americanas usam guerra química contra invasoras
Hóspedes educadas, formigas sabem de longe qual é a sua árvore

Os pesquisadores descobriram também que podem induzir o desenvolvimento de supersoldados em uma destas espécies - a Pheidole morrisi, pincelando nas larvas hormônio juvenil. De acordo com os pesquisadores isto indica que estímulos ambientais podem ativar os genes das supersoldados.

A maioria das espécies de formiga do gênero Pheidole tem dois tipos de casta além da rainha: as trabalhadoras e os soldados. As trabalhadoras fazem a maioria das tarefas no formigueiro, enquanto as formigas soldado cooperam com a defesa. Este gênero de formigas é o mais rico em espécies, com cerca de 1100 espécies espalhadas pelo mundo.

    Leia tudo sobre: formigaanimais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG