Estátua etrusca do século 2 a.C. revela a anatomia humana

Busto em terracota tem uma abertura na altura do abdômen que deixa à mostra os órgãos internos do corpo

AFP |

AFP
Estátua etrusca datada do século 2 ou 3 a.C. mostra os órgãos internos do corpo humano
O Louvre conta com um novo pensionário, a partir desta quarta-feira: um busto etrusco raro de uma pessoa jovem, vestida com uma toga, tendo no ventre uma surpreendente incisão anatômica, que deixa à mostra os órgãos internos do corpo.

A estatueta em terracota, mais para o alaranjado, seria uma imagem votiva, ofertada para pedir uma cura ou agradecer a uma divindade pelo restabelecimento da saúde.

Datando dos séculos II ou III a.C. o busto foi comprado antecipadamente pelo museu em 26 de junho , durante um leilão no castelo de Cheverny (Loir-et-Cher).

O Louvre pagou 249.000 euros (com os gastos incluídos) pela peça "excepcional, ao mesmo tempo por sua história e seu interesse arqueológico", informou nesta quarta-feira Jean-Luc Martinez, diretor do Departamento de Antiguidades gregas, etruscas e romanas do museu.

Segundo as informações transmitidas pelo antigo proprietário, o médico francês Pierre Decouflé, que adquiriu a peça em 1960 e falou dela pela primeira vez num artigo, provinha do sítio de Canino, no território da grande cidade etrusca de Vulci, ao norte de Roma.

O busto é excepcional, principalmente por seu tamanho (68 cm), revelou Martinez. A abertura no nível do abdômen mostra a anatomia masculina da clavícula até a próstata. São identificáveis o coração, os pulmões, os intestinos, o baço, um rim e a vesícula.

Segundo "a tese de Decouflé, os etruscos praticavam a dissecção e conheciam bem a anatomia".

Martinez, que pediu preferência para a aquisição disse que "a peça não tem apenas um interesse estético, porque envolve questões sobre a civilização, a religião".

A imagem votiva pode ser vista a partir desta quarta-feira nas salas etruscas do museu.

    Leia tudo sobre: louvrearqueologiaarte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG