Estação interplanetária Fobos-Grunt é considerada perdida

Sonda deveria seguir para Marte, mas por uma falha ainda não esclarecida se manteve na órbita terrestre e pode cair na Terra

EFE |

A estação interplanetária Fobos-Grunt não apresenta sinais de estar em operação, sendo considerada definitivamente perdida, afirmou neste sábado uma fonte da agência espacial russa Roscosmos.

Leia também : Sonda russa pode cair na Terra a partir de 3 de dezembro

"Todas as tentativas de receber a informação e iniciar o sistema de controle de bordo fracassaram. A estação pode ser considerada perdida", disse a fonte à agência "Interfax".

Lançada na última terça-feira em Baikonur (Cazaquistão), a Fobos-Grunt deveria seguir para Marte, mas por uma falha ainda não esclarecida se manteve na órbita terrestre . Seu lançamento devia marcar o início de uma missão de 34 meses que incluía o vôo à lua marciana Fobos, a aterrissagem em sua superfície e o retorno à Terra com uma cápsula com 200 gramas de mostras do solo do satélite.

Com um custo de US$ 170 milhões, o projeto tinha como objetivo estudar a matéria inicial do sistema solar e ajudar a explicar a origem de Fobos e Deimos, as luas marcianas, assim como dos demais satélites naturais no sistema solar.

AP
Sonda Phobos-Grunt pesa 13,5 toneladas e pode cair na Terra

    Leia tudo sobre: Fobos-GruntMarteRússiaespaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG