Equipamento vai permitir capturar a luz mais fraca dos objetos distantes no universo, mais rápido que qualquer observatório

Nasa pretende lança telescópio no espaço em 2014
EFE
Nasa pretende lança telescópio no espaço em 2014
Os espelhos do telescópio James Webb , que a Nasa deve lançar ao espaço em 2014 para estudar o Universo em frequência infravermelha, já estão prontos para observar as primeiras galáxias, informou nesta quinta-feira (30) a agência espacial americana.

Os espelhos são uma parte essencial de um telescópio e a qualidade deles é crucial para o bom uso do objeto. Por isso, a conclusão do processo de elaboração de todos os espelhos que estarão a bordo do telescópio espacial representa um "importante marco", destacou a Nasa.

O telescópio Webb é composto por quatro tipos de espelhos. O principal tem uma área de aproximadamente 25 metros quadrados, e permitirá aos cientistas capturar a luz mais fraca dos objetos distantes no universo, mais rápido que qualquer observatório anterior.

Os espelhos são feitos de berílio (elemento químico metálico, que utilizado para endurecer ligas de metais) e trabalharão juntos para transmitir as imagens do céu às câmeras do telescópio.

O telescópio James Webb, elaborado para ser o telescópio espacial mais moderno do mundo, será o sucessor do Hubble, lançado ao espaço em 1990. O tamanho de seu espelho principal é nove vezes maior que o do Hubble.

Uma vez construído, será o mais potente do mundo, mas ainda terá de esperar. Mais de 75% de seu hardware ainda está em fase de produção ou de testes.

Os cientistas esperam poder observar os objetos mais distantes no universo e ter imagens das primeiras galáxias formadas, assim como estudar os planetas que rodeiam estrelas distantes.

A Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense colaboram neste projeto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.